No seguimento do processo de revisão do Plano Diretor Municipal do Marco de Canaveses (PDMMC), a Presidente do Município, Cristina Vieira, reuniu, no dia 2 de novembro, com os Presidentes das Freguesias do Concelho para lhes apresentar a metodologia pretendida para os trabalhos de Revisão do documento.

A reunião, que contou com a participação dos técnicos do Departamento de Obras e Urbanismo, teve como propósito obter da parte dos responsáveis pelas Freguesias Marcuenses contributos para a estratégia de desenvolvimento e ordenamento do território. Uma colaboração fundamental para ajustar um documento estratégico que está em vigor desde 31 de agosto de 2015.

Para a Presidente da Câmara Municipal, Cristina Vieira, responsável pelo Pelouro do Planeamento e Urbanismo, “esta é a oportunidade para nós desenharmos para o Marco de Canaveses um plano estratégico realista, ambicioso, de olhos no futuro que seja o garante de um planeamento sustentável e corresponda às necessidades e expectativas de desenvolvimento do Concelho. Pretendemos que o processo de revisão, deste importante documento estratégico, seja participado e transparente, razão pela qual estamos a promover reuniões com o propósito de obter da parte da comunidade Marcuense contributos e sugestões de todos nesta fase inicial”, reforçou a Autarca.

Importa lembrar que o Executivo Municipal aprovou, na Reunião do dia 30 de julho de 2021, o início do procedimento de revisão do PDMMC, cuja elaboração ficou fixada em 24 meses. Esta decisão surge da determinação do Município em operacionalizar e ajustar as estratégias de ordenamento do território do concelho à conjuntura atual, ao nível das alterações climáticas, mobilidade sustentável e participação cívica, para o desenvolvimento sustentável do Marco de Canaveses.