A Presidente do Município do Marco de Canaveses, Cristina Vieira, assinou esta segunda-feira, dia 20 de dezembro, o Auto de Consignação da Empreitada de Requalificação e Modernização da Escola Básica 2,3 de Alpendorada. A escola vai beneficiar de obras de remodelação no valor de 1 milhão e 773 mil euros e estarão concluídas no prazo de 12 meses.

A intervenção prevê a execução das redes de infraestruturas prediais, pinturas, melhoramentos ao nível do conforto e a requalificação dos pavimentos exteriores. Será instalada uma sala destinada a crianças e alunos com necessidades educativas especiais, com sanitários de apoio e sala de Snoezelen (espaço multissensorial que tem como objetivo a estimulação sensorial e a diminuição dos níveis de ansiedade e de tensão) e reconstruídos os muros de vedação, que ruíram ou ameaçam ruir.

A cerimónia de assinatura do arranque das obras contou com a presença da Vereadora Municipal, Clara Marques, do Presidente da Freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, Domingos Neves, da Presidente da Direção do Agrupamento de Escolas de Alpendorada, Fátima Dias, e elementos da Direção, do Presidente de Vice-Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Baixo Concelho, Álvaro Guedes e Célia Alves respetivamente, e dos responsáveis pela empreitada.

Para a Presidente do Município, Cristina Vieira, “trata-se da remodelação da escola que foi inaugurada em 1986 e, 35 anos após a sua construção, estas serão as primeiras grandes obras de beneficiação. Por isso esta é uma intervenção necessária face ao seu estado de degradação e aos materiais existentes, nomeadamente na cobertura de fibrocimento, que já foi previamente retirada, nas caixilharias sem condições de corte térmico, nos muros de vedação, entre outras intervenções”, sublinhou a Autarca.

Por sua vez, o Presidente da Freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, Domingos Neves, mencionou que “as obras para esta Escola já foram pedidas há mais de 20 anos. Estou expectante que daqui a algum tempo a obra esteja pronta e esta obra é para todo o agrupamento. Um estabelecimento do qual saem milhares de estudantes. Esta escola é acima de tudo um símbolo desta Freguesia. Quando foi iniciada não havia terreno. A escola é sinónimo de luta e ainda hoje é vivida e sentida pela comunidade que sempre lutou pela escola”, concluiu.

Em declarações o Presidente da Associação de Pais, Luís Guedes, referiu que “é com enorme satisfação que participamos neste ato, que marca o início das obras de requalificação total da escola, contributo para uma melhor educação das nossas crianças. A Associação de Pais agradece e reconhece o esforço e as capacidades da Senhora Presidente, Cristina Vieira, em conseguir verbas para a realização das obras muito desejadas, depois da também desejada retirada do amianto. Hoje é sem dúvida um dia memorável para toda a comunidade escolar do Baixo Concelho”.