A Câmara Municipal do Marco de Canaveses viu aprovada a candidatura a financiamento comunitário, no valor de um milhão de euros, para a empreitada de reformulação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Ponte das Tábuas, no âmbito do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

“É uma grande vitória pois é a primeira vez que a Câmara do Marco de Canaveses garante financiamento comunitário para uma empreitada de água e saneamento. E é também um momento histórico porque é a demonstração de que a forma como temos gerido o dossier das águas está a dar resultados positivos, tanto para o bolso das famílias marcuenses, como para as contas da Câmara Municipal. Para além da questão financeira, que é importante, esta aprovação ‘abre as portas’ a outros financiamentos nestas áreas, sobretudo no próximo quadro comunitário, reforçado com o PRR”, destaca Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal, 

A obra foi adjudicada por 2,66 milhões de euros, sendo que o montante máximo do financiamento é de um milhão.

A reformulação da ETAR da Ponte das Tábuas vai dotar o equipamento com tecnologia de última geração e prevê a instalação de condutas de abastecimento de água e coletores de águas residuais, para além da construção de duas Estações Elevatórias de águas residuais.

O contrato de empreitada já recebeu o visto favorável do Tribunal de Contas e a Câmara Municipal espera dar início à obra em janeiro de 2022. O prazo de execução será de 15 meses. 

Esta obra contará com o apoio do Fundo de Coesão, através do PO SEUR e vai permitir servir 10.000 habitantes-equivalentes. 

A informação sobre o financiamento foi divulgada esta tarde pelo Executivo Municipal em Assembleia Municipal.