O Município do Marco de Canaveses aprovou esta sexta-feira, em Reunião de Câmara, a renovação de um protocolo com a Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega (AFEDT), que visa a disponibilização da atuação de uma equipa de sapadores florestais, constituída por cinco elementos, por parte da referida associação.

Esta equipa exercerá a sua atividade durante todo o ano e os trabalhos incidirão em áreas florestais públicas, comunitárias ou privadas definidas de forma a fazer face às necessidade assinaladas no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

De forma a suportar financeiramente os encargos relacionados com a equipa de sapadores florestais, o Município irá transferir para a AFEDT cerca de 48.300 euros ao longo do ano de 2022, um valor que pode ser alterado em função da atualização do salário mínimo nacional.

Este protocolo será válido para o ano de 2022, estando prevista uma renovação automática e anual até ao ano de 2025, inclusive.

 

Incumbências da equipa de sapadores florestais:

– Ações de silvicultura, reflorestação e arborização;

– Gestão de combustíveis;

– Acompanhamento na realização de fogo controlado;

– Apoio à realização de queimas e de queimadas;

– Manutenção e beneficiação da rede divisional e de faixas e mosaicos de gestão de combustíveis;

– Manutenção e beneficiação de outras infraestruturas;

– Apoio em ações de controlo e eliminação de agentes bióticos;

– Sensibilização do público para as normas de conduta em matéria de natureza fitossanitária, de prevenção, do uso do fogo e da limpeza das florestas;

– Vigilância das áreas a que se encontram adstrito ou estabelecido em Plano Operacional Municipal;

– Primeira intervenção em incêndios florestais, apoio ao ataque ampliado e subsequentes operações de rescaldo e vigilância pós-incêndio, previstas em Diretiva Operacional aprovada pela Comissão Nacional de Proteção Civil;

– Proteção a pessoas e bens, prevista em Diretiva Operacional aprovada pela Comissão Nacional de Proteção Civil.