Decorreu esta terça-feira, no Auditório Municipal, uma reunião do Conselho Local de Ação Social (CLAS) do Marco de Canaveses, que contou com a participação de representantes de 28 entidades do concelho.
A reunião foi presidida pela Vereadora Clara Marques, responsável pelos pelouros da Ação Social e Coesão Social, Cidadania e Promoção da Igualdade, que destaca e agradece “a presença e a intervenção das entidades parceiras nesta sessão, desafiando-os para a consolidação da partilha de informação, conhecimentos e boas práticas, para que continue a ser possível reforçar a qualidade da ação próxima e em prontidão, especialmente junto dos mais vulneráveis e para que no Marco de Canaveses ninguém fique ou esteja sem respostas capazes de lhe assegurar o seu bem-estar e a sua qualidade de vida. Esta é a missão da Rede Social do Marco de Canaveses, feita todos os dias com todos estes parceiros”.
Na reunião foram debatidos assuntos relevantes para o desenvolvimento social da comunidade marcuense, destacando-se:
– Apresentação e aprovação do relatório do Plano de Ação da Rede Social de 2021;
– Apresentação e ratificação do Plano de Ação da Rede Social para o ano de 2022, em que foi proposta a elaboração e aprovação de vários documentos estratégicos que orientarão as políticas de coesão social, igualdade e desenvolvimento económico do concelho nos próximos anos, sendo eles:
- Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação;
- Diagnóstico Social 2022-2026;
- Plano de Desenvolvimento Social 2022-2026;
- Carta Social;
– Aprovação do Relatório de monitorização semestral, do CLDS-4G – Programa CAERUS, cujo curso de atividades prossegue dentro do planeado e se traduz numa taxa de execução de 64% das ações até 31/12/2021;
– Análise e planificação das próximas atividades do CLDS 4G – Programa CAERUS para o ano de 2022, que inclui a dinamização de iniciativas como:
- Oficinas Criativas em contexto escolar (Artes de Rua, Dança, Multimédia e Escrita Criativa);
- Mostra de Qualificação, entre 26 e 29 de abril;
- Bootcamp de estímulo às capacidades empreendedoras dos alunos do ensino secundário.