A Câmara Municipal de Marco de Canaveses, assinou um contrato programa com Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega, com a Direção Geral do Território,  Instituto de Conservação da Natureza e Florestas e o Fundo Ambiental para a implementação e desenvolvimento de uma Área Integrada de Gestão da Paisagem (AIGP) da Zona de Intervenção Florestal (ZIF) Montedeiras, que engloba território das Freguesias de Sande e São Lourenço do Douro, de Penha Longa e Paços de Gaiolo e de Paredes de Viadores e Manhuncelos.

Para a Presidente da Autarquia, Cristina Vieira, “esta iniciativa garante o planeamento e execução efetiva em toda esta área que envolve a ZIF de Montedeiras, no sentido de prevenir e criar condições para evitar os fogos numa zona recorrentemente fustigada pelos incêndios florestais. Para além disso é com grande satisfação que integramos as primeiras 70 AIGP constituídas, que abrangem 37 concelhos”.

Numa primeira fase é necessário identificar os proprietários dos terrenos, sendo que através deste projeto poderão realizar o cadastro e registo predial, acerto de confrontações, de forma gratuita. Para o efeito serão disponibilizados técnicos do Município a ajudar nas Juntas de Freguesia de Sande e São Lourenço do Douro, de Penha Longa e Paços de Gaiolo e de  Paredes de Viadores e Manhuncelos até dia 31 de maio de 2022.

A AIGP é um instrumento criado com a finalidade de promover a gestão e exploração comum dos espaços agroflorestais em zonas de minifúndio e de elevado risco de incêndio. Sujeita uma determinada área com fatores críticos de perigo de incêndio e vulnerabilidade a um conjunto articulado de intervenções visando, de forma integrada, a reconversão e gestão de espaços florestais, agrícolas e silvopastoris com o objetivo de garantir uma maior resiliência ao fogo e melhorar os serviços de ecossistemas, promovendo a revitalização económica destes territórios e a adaptação às alterações climáticas.