O Município do Marco de Canaveses já dispõe de um serviço que permite aos marcuenses identificar e registar os seus prédios rústicos e mistos, de forma simples e gratuita, e garantir a titularidade e a marcação dos limites de cada propriedade.

Este serviço, o Balcão Único do Prédio (BUPi), está instalado nos Serviços Técnicos do Município, nas Oficinas da Câmara Municipal.

Os marcuenses que pretenderem fazer o registo dos seus prédios devem fazer um agendamento prévio, presencialmente ou através dos contactos disponíveis (255 538 800; bupi@cm-marco-canaveses.pt), e devem fazer acompanhar-se do respetivo Cartão de Cidadão e da caderneta predial com o número das matrizes.

De forma a permitir a criação de um BUPi no concelho, o Município do Marco de Canaveses assinou um acordo de colaboração com o Instituto dos Registos e do Notariado, I. P. e com a Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificada, através do qual se comprometeu a disponibilizar balcões de atendimento e identificar os seus técnicos capacitados a garantir a realização de operações e procedimentos inerentes ao serviço.

Por sua vez, a Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificada disponibiliza e assegura, ao Município, o regular funcionamento da plataforma BUPi, oferecendo ainda formação e apoio aos técnicos do Município responsáveis pelo serviço. Ao Instituto dos Registos e do Notariado, I. P. cabe colaborar com esta Estrutura no âmbito do desenvolvimento do sistema de informação cadastral simplificada e do BUPi e também a prestação de apoio aos técnicos habilitados na sua área de intervenção.