Amanhã, dia 06 de maio, e ao longo de todo o dia, decorre, nas instalações dos Bombeiros Voluntários, o Exercício da Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP), organizado pelo Comando Distrital de Operações e Socorro do Porto , com a parceria do Serviço Municipal de Proteção Civil do Marco de Canaveses (SMPCMC).

Esta iniciativa visa testar a organização de resposta, por parte dos agentes de proteção civil e entidades de apoio, aquando da ocorrência de situações de emergência, designadamente desastres graves, catástrofes ou outras de caráter excecional, e que exijam a deslocação dos cidadãos das suas residências.

A atividade consiste num exercício, que prevê a instalação e montagem de uma ZCAP, da responsabilidade do Município, para proporcionar aos cidadãos e às famílias um local seguro para permanecerem antes, durante e após as situações de uma emergência e, igualmente, assegurar a alimentação e o apoio psicológico.

“O exercício simula uma situação complexa, cujo desenvolvimento exige diferentes momentos de intervenção nas operações de proteção e socorro e na gestão da emergência. Pretende pôr à prova não apenas as nossas capacidades de socorro, mas também as capacidades de todos os agentes de Proteção Civil do Concelho, bem  como todos os parceiros envolvidos, na organização e coordenação, em casos de catástrofes com muitas implicações, que envolvam pessoas e bens , tais como num caso de incêndio rural que possa implicar a retirada das populações das suas habitações,  por precaução, em face do potencial perigo expectável de uma aldeia, por exemplo”, salienta a Presidente do Município do Marco de Canaveses, responsável pelo Pelouro da Proteção Civil na Autarquia, Cristina Vieira.

Conduzido em formato de LiveX, ou seja, com ações reais no terreno, é dinamizado numa lógica de trabalho regular, essencial para a qualificação de todos os agentes do território. “É uma simulação que pode um dia vir a ser uma realidade. Há probabilidade de acontecer um acidente e, nesse caso, a resposta será real. É esta possibilidade  que vamos treinar neste teste de âmbito municipal e distrital. A realização deste tipo de exercícios é uma vertente fundamental da atividade de proteção civil que permite afinar os procedimentos, compreender se os meios disponíveis são adequados e entender como responde todo o aparelho municipal a uma situação deste tipo”, afirma Cristina Vieira.

O evento é da responsabilidade do Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto e conta com a coorganização do Serviço Municipal de Proteção Civil, envolvendo todos os elementos da Comissão Municipal de Proteção Civil do Marco de Canaveses, que assumem responsabilidades na área.

Para o coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil do Marco de Canaveses, Bruno Monteiro, “a experiência adquirida durante os exercícios é a melhor maneira de preparar as equipas para responder de forma pronta e eficaz a um desastre grave ou catástrofe, sempre que se verifique deslocação de pessoas. Os exercícios devem ser projetados para envolver os membros das várias equipas responsáveis e fazê-los trabalhar em conjunto para garantir a resposta a uma ocorrência”, salienta Bruno Monteiro.

O Coordenador refere ainda que “os exercícios aprofundam o conhecimento dos Planos de Emergência, permitem que os técnicos e diversos responsáveis testem os meios e recursos, de forma a sermos mais capazes de responder à população, que é a nossa grande missão”.