De forma a assinalar o final do ano letivo 2021/2022, o Município do Marco de Canaveses, no âmbito da estratégia #sucessoescolar, tem preparado um conjunto de atividades diversas, que já se encontram a decorrer.

Estas iniciativas tiveram início no dia 26 de maio, com o assinalar do Dia Internacional do Brincar, e prolongam-se até ao mês de julho.

Iniciativas a assinalar e respetivas datas:

Programa O Meu Marco sobre o Dia Internacional do Brincar – 26 de maio

– De forma a assinalar o Dia Internacional do Brincar, que se celebrou a 28 de maio, foi dinamizado um programa O Meu Marco sobre o tema, que foi transmitido a 26 de maio na Rádio Marcoense FM. Este programa, que contou com a presença da Vereadora Clara Marques, destacou a importância do brincar e o valor que as brincadeiras têm no bem-estar, saúde e desenvolvimento das crianças e abordou a atividade “Brincar na Rua” planeada para o final do ano no âmbito do “Marco, Cidade Educadora”.

Workshops de Empreendedorismo para Jovens do Ensino Secundário – 31 de maio e 6 de junho

– O Caerus – CLDS4G e o MarcoInvest estão a levar a cabo dois workshops sobre empreendedorismo dedicados a alunos do ensino secundário, cujo objetivo é disseminar a cultura empreendedora, dotando os participantes de ferramentas essenciais para serem bem-sucedidos na vida pessoal, social e profissional. Os workshops decorrerem nos dias 31 de maio e 6 de junho.

Dia Mundial da Criança – 1 de junho

– Inserido na programação do Festival Literário do Marco (FLIM), o Município assinalou o Dia Mundial da Criança com um conjunto de atividades de animação infantil, que decorreram no Mercado Municipal. Estas atividades estarão disponíveis também no sábado e domingo, dias 4 e 5 de junho, para que todas as crianças e as famílias possam participar. No âmbito do programa “Cultura Para Todos” foi ainda apresentado, no Emergente Centro Cultural, o teatro “Planeta Amigo – Somos Diferentes”, para alunos do concelho.

II Concurso Literário e Artístico FLIM – 2 de junho

– O Município promove a segunda edição do Concurso Literário e Artístico FLIM. Na manhã do dia 2 de junho os alunos melhores classificados visitaram a Porto Editora e da parte da tarde, no Emergente, foi feita a entrega dos livros e diplomas aos alunos.

Boas Práticas CFAE MarcoCinfães – 3 e 4 de junho

– Encontro de Boas Práticas do CFAE MarcoCinfães 2022 – A Escola do Sucesso, que vai decorrer de forma online, nos dias 3 e 4 de junho, e terá uma duração total de 12 horas. Este curso tem com destinatários todos os grupos de docência e abordará as práticas decorrentes da formação realizada pelos docentes associados do CFAE.

Mostra de Cinema de Animação – 9 de junho, 20h30

– Na sequência das “Oficinas de Cinema de Animação”, que estão a ser desenvolvidas nas quatro escolas com ensino profissional do concelho, será realizada uma segunda edição da Mostra de Cinema de Animação, em que serão exibidos os filmes que estão a ser produzidos pelos alunos. Este evento vai realizar-se no Emergente Centro Cultural, no dia 9 de junho, pelas 20h30.

Oficinas de Formação Teatral – junho e julho

– Nos meses de junho e julho vão ser feitas as apresentações finais das Oficinas de Formação Teatral nas nove escolas do concelho em que foi desenvolvido o projeto. Estas oficinas, que se inserem no âmbito do projeto “Cultura Para Todos”, estão a ser desenvolvidas pelo Grupo de Teatro Amador – Gruta CCL e tiveram como destinatários os alunos do 1.º e 2.º Ciclos.