A melhoria da qualidade do sistema de águas residuais continua a merecer o inteiro esforço e empenho por parte da Câmara Municipal do Marco de Canaveses. Hoje entrou em  funcionamento a Estação Elevatória de Águas Residuais do Parque Fluvial do Tâmega, que permitiu desativar em definitivo a fossa coletiva de grande dimensão da Rua Direita na Freguesia de Sobretâmega.

Com esta medida este local identificado como passivo ambiental e que comportam riscos para a saúde pública, para o ambiente e/ou para a segurança de pessoas e bens, estão agora definitivamente eliminado, estando dotado de todas as condições e padrões de sustentabilidade ambiental.

Em conformidade com Objetivo 6: Água potável e saneamento dos ODS, a Câmara Municipal assume mais uma vez o compromisso em, alcançar o acesso a saneamento e higiene adequados e equitativos para todos, melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando despejo e minimizando a libertação de produtos químicos e materiais perigosos e reduzindo a proporção de águas residuais não-tratadas.