O Município do Marco de Canaveses vai continuar a investir na melhoria da qualidade do ensino no concelho através da equipa multidisciplinar de apoio do projeto #sucessoescolar.

Constituída por 6 técnicas com formação em Serviço Social, Psicologia, Terapia da Fala e Nutrição, esta equipa atua de forma a complementar ao trabalho já desenvolvido pelos professores de forma a contribuir para a melhoria do sucesso educativo dos alunos, reduzindo o abandono precoce e  combatendo o insucesso desde o pré-escolar aos ensinos básico e secundário.

“A equipa multidisciplinar de apoio do projeto #sucessoescolar entrou em funções no Marco de Canaveses ano letivo 2018/2019 e dada a excelente articulação com a comunidade escolar e os resultados positivos, o Município tem feito um esforço para a manter em funções ano após ano. Agora achamos ainda mais importante este investimento no sentido de acelerar a superação dos défices de aprendizagem e atrasos no acompanhamento das atividades letivas provocadas pela pandemia”, sublinha Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses.

Em 2020/2021, esta equipa multidisciplinar avaliou e acompanhou um total de 350 crianças, maioritariamente a frequentar a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico, nas diversas valências técnicas  e  contribui para a implementação de algumas práticas inovadoras inseridas na Estratégia Marco – Cidade Educadora, designadamente:

– Oficinas de Cinema de Animação

– Conversa de pais

– Oficinas Experimenta!

– Oficinas de Formação Teatral

– Implementação da Ementa Municipal

– Implementação do Projeto PROMEHS- Promover a Saúde Mental nas Escolas

– Implementação do Projeto “Hora de Ser”

– Promoção da utilização das Salas de Futuro

– Promoção do Ensino da Robótica

– Promoção do Ensino da Canoagem

O investimento do Município nesta medida, para este ano letivo, é de cerca de 125 mil euros, financiados em 85% pelo Norte 2020 através do Fundo Social Europeu.