Ao abrigo da descentralização de competências do Governo para autarquias no domínio da Ação Social, o Município de Marco de Canaveses passou a assumir, a partir de 1 de outubro, a coordenação do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS).

A Câmara Municipal passa, assim, a assegurar o SAAS de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, incluindo os beneficiários do RSI – Rendimento Social de Inserção e o atendimento em situação de Emergência Social.

Para o funcionamento deste serviço, o Município assinou acordos de cooperação com a Cercimarco, o Centro Social da Vila de Alpendorada, o Centro Social de S. Martinho de Soalhães e a Associação Cultural e Desportiva da Casa do Povo de Vila Boa do Bispo, numa cerimónia que decorreu esta segunda-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou com a presença do Executivo Municipal, dos diretores e técnicos das instituições e representantes do Instituto da Segurança Social.

“O convite às referidas instituições para celebração dos protocolos no âmbito do SAAS teve em consideração a sua vasta experiência e a cobertura total do território do Município, numa lógica de prestação de um serviço de proximidade aos cidadãos, sem existência de disrupções de atuação, num trabalho de equipa sob a coordenação do Município e em estreita ligação ao Instituto da Segurança Social”, explicou Clara Marques.

A Vereadora com o pelouro da Ação Social realçou ainda que a celebração dos acordo de cooperação “trata-se de um passo muito importante para o aumento da eficiência na gestão da resposta social, aprofundando a relação de trabalho entre os parceiros e permitindo que todas as situações possam ser resolvidas com maior rigor e celeridade”.

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social é um serviço de ação social de proximidade à população cujos objetivos são informar, aconselhar, orientar e encaminhar as famílias e pessoas individuais, tendo em conta os seus direitos, deveres e responsabilidades.