A Câmara Municipal vai avançar para execução da primeira fase de uma empreitada de  água e saneamento na freguesia de Santo Isidoro e Livração, na qual prevê investir 960 mil euros.

A obra consiste na necessária substituição das redes de distribuição de água existentes, que pertenciam à junta de freguesia. A intervenção abrange quase sete quilómetros de rede num total de 250 ramais.

“Esta intervenção vai permitir resolver o problema das roturas e fugas de água quase diárias que se verificam nestas infraestruturas, que têm cerca de 40 anos, e dessa forma também garantir melhor qualidade da água”, explica Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal.

Será também substituída e ampliada a rede de saneamento, com a construção de cinco estações elevatórias e pequenos traçados de coletores. No total, em saneamento serão intervencionados 5,7 quilómetros de rede, num total de 200 ramais. No final da intervenção, a freguesia de Santo Isidoro e Livração ficará com uma cobertura de saneamento de 75%.

“Esta obra tem particular importância por se tratar do primeiro investimento significativo que o Município faz em água e saneamento nesta freguesia e fará com que ultrapassemos os 8 milhões de euros em investimento nas redes nos últimos cinco anos, um número que reflete claramente a prioridade que temos dado a este tema e empenho que temos colocado na recuperação das décadas de atraso com que nos deparamos no concelho”, enfatiza a autarca.

A proposta para abertura do concurso público para realização da obra foi aprovada em reunião de Câmara Municipal, no dia 28 de outubro.