O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Marco de Canaveses e o Centro de Formação da Associação de Escolas (CFAE) MarcoCinfães, na manhã do dia 5 de novembro, levaram a cabo, no Auditório Municipal Professora Emília Monteiro, uma ação de formação de curta duração (ACD) nas temáticas da Educação para o Risco, Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, abordadas nas escolas na área de Educação para a Cidadania, e que se integra nos princípios de uma das medidas do Ministério da Educação no âmbito do Plano de Recuperação das Aprendizagens  ‘Recuperar Incluindo’.

A ação contou com a participação da Diretora do CFAE, Elsa Correia, do Coordenador do SMPC, Bruno Monteiro, do Docente e Investigador da UTAD, António Luis Crespí, da Professora da Escola Superior de Educação do Porto, Inês Teixeira, e do Técnico do SMPC, José Emanuel Queirós, entre outros convidados. No público encontravam-se docentes, Delegados de Segurança das escolas, assistentes técnicos e operacionais e outros participantes interessados na temática.

A iniciativa permitiu partilhar e atualizar conteúdos técnico-científicos na área da Proteção Civil e nas áreas do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e enquadrá-los na realidade escolar de Marco de Canaveses.

A diretora do CFAE MarcoCinfães, Elsa Correia, apresentou a componente do Plano de Formação (2022-2023) na qual os domínios da Educação para a Cidadania irão ser trabalhados, referindo que “a Educação para a Cidadania deve estar centrada nas escolas porque são as escolas que conseguem conferir intencionalidade pedagógica ao processo, ou seja, planificar, acompanhar e avaliar, mas a Escola tem de poder contar com as famílias e com as instituições da comunidade educativa em que está inserida. Esta parceria com o SMPC de Marco de Canaveses é um excelente exemplo duma parceria com sentido e profícua.” Pela parte do SMPC, o coordenador Bruno Monteiro, relevando a proximidade às escolas do concelho e com respaldo na lei, mencionou “a importância da inclusão das matérias de proteção civil e autoproteção nos programas de ensino, no âmbito do direito que os cidadãos têm à informação sobre riscos”.

Durante a ação ainda foram partilhadas e debatidas estratégias para integrar estas temáticas no currículo dos alunos de forma motivadora, que conduza a projetos transdisciplinares, a aprendizagens significativas e que possam também envolver toda a comunidade Educativa. A este propósito, o SMPC, na intervenção de Emanuel Queirós, anunciou as normas do Concurso de Projetos Educativos em Proteção Civil – «A Prevenção e a Segurança Presentes em Cada Cidadão» a decorrer até abril de 2023, enquadrado na dinamização do projeto «Cidadania: Educação para os Riscos e Autoproteção», organizado em pareceria com o CFAE MarcoCinfães e destinado a crianças e jovens das escolas do concelho desde o pré-escolar até ao ensino secundário.

A conclusão da ação contou com a intervenção da Presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Cristina Vieira, que, perante todos os presentes, destacou as mais de 300 (trezentas) ações de formação e sensibilização realizadas pelo SMPC para cerca de 15.000 cidadãos, sublinhando:

– considero fundamental o aprofundamento de uma cultura de segurança no concelho e a formação de cidadãos cada vez mais conscientes e informados acerca dos riscos que ameaçam a nossa segurança individual e coletiva.”

Tendo decorrido no «Dia Mundial de Sensibilização para os Tsunamis», a ação de formação convergiu, no tempo e nos propósitos, com a «Quinzena da Educação para o Risco» que a Direção-Geral da Educação está a promover (de 31 de outubro a 18 de novembro) junto dos estabelecimentos de educação e ensino de todo o país.

SMPC-MC – CFAE MARCO-CINFÃES

08.NOVEMBRO.2022