A Câmara Municipal está a acompanhar no terreno a situação da queda de um muro na freguesia de Penha Longa e Paços de Gaiolo, que, na noite de 1 de janeiro, destruiu o anexo de uma habitação e obstruiu um arruamento público.

Os Serviços Municipais verificaram que o anexo da habitação se encontra “sem o mínimo de condições de utilização e reconstrução, implicando a demolição total, uma vez que as paredes ainda intactas ameaçam ruir a qualquer momento”.

O anexo em causa era a cozinha de uma habitação de três adultos, que servia apenas para a confeção de refeições, pelo que já foi salvaguardado, por parte da Junta de Freguesia, o fornecimento temporário de refeições ao agregado.

Os Serviços de Ação Social já visitaram a família, logo no dia 2 de janeiro, e estão a fazer o devido acompanhamento no sentido de prestar todo o apoio necessário e avaliar a possibilidade de instalar uma cozinha na casa onde a família pernoita, nomeadamente através do Fundo de Emergência Social.

Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal explica que “esta foi uma das ocorrências que surgiu num fim-de-semana de intempéries e que a Câmara Municipal acompanhou com toda a atenção, sobretudo por se tratar de uma situação que envolve o bem estar familiar. Destaco a ação da Junta de Freguesia de Penha Longa e Paços de Gaiolo e da respetiva Unidade Local de Proteção Civil, que estiveram na primeira linha de intervenção logo na noite de 1 de janeiro, juntamente com o Serviço Municipal de Proteção Civil. Aproveito também para agradecer o trabalho de todas as Unidades Locais de Proteção Civil do concelho que têm sido fundamentais no trabalho de prevenção e segurança”.

O Município está a acompanhar todos os desenvolvimentos deste caso através do Departamento de Urbanismo, da Divisão de Ação Social e do Serviço Municipal de Proteção Civil, em articulação com a Junta de Freguesia de Penha Longa e Paços de Gaiolo.