O Conselho Local de Ação Social (CLAS) do Marco de Canaveses validou a intenção de prolongar o Contrato Local de Desenvolvimento Social – 4G (CLDS–4G), Projeto Caerus, até 30 de junho de 2023.

O CLDS, que foi selecionado pelo Centro Distrital da Segurança Social do Porto, como exemplo de boas práticas na realização e implementação dos CLDS do Distrito do Porto, é uma resposta social diversificada e de vários sectores de intervenção como o emprego, a formação, e qualificação, e  a intervenção social junto dos cidadãos e das famílias que revelem maiores níveis de fragilidade social.

A Presidente da Autarquia, Cristina Vieira, refere que “a implementação do CLDS trouxe benefícios para o Concelho, sobretudo no que diz respeito à rentabilização de recursos, e efetiva articulação das parcerias, e à intervenção social de proximidade no apoio aos nossos cidadãos. É, por isso, com muita satisfação e claramente oportuno, que vemos a possibilidade da continuidade dessa intervenção”, salienta.

Apresentados os primeiros resultados do SAAS após delegação de competências

O prolongamento do projeto foi aprovado em reunião de plenário do CLAS, esta terça-feira, dia 31 de janeiro, onde foram também apresentados, às 20 entidades do Concelho presentes na reunião, os primeiros resultados do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) após a assinatura do Protocolo de Cooperação do Município com quatro Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do Concelho, no dia 3 de outubro de 2022.

As IPSS do concelho (Cercimarco, Centro Social e Paroquial da Vila de Alpendorada, Centro Social de São Martinho de Soalhães e Associação Cultural e Desportiva da Casa do Povo de Vila Boa do Bispo) promoveram, desde outubro de 2022 e janeiro de 2023, sete reuniões do Núcleo Local de Inserção, 133 contratos de inserção, integrados na medida de Rendimento Social de Inserção, e apoiaram 29 famílias em situação de emergência social, com comprovada carência económica e de risco social.

Para a Vereadora Municipal, Clara Marques, “os excelentes resultados apresentados, e ainda em pouco tempo de parceria, demonstra bem a qualidade do trabalho da nova equipa alargada, que integra 13 técnicos das quatro IPSS, que pertencem a este Conselho Local de Ação Social. Felicito os colaboradores e agradeço por este empenho e por estes resultados, que nos fazem crer que estamos preparados para fazer face aos desafios na intervenção social nos tempos presentes”, reforça.