O Município do Marco de Canaveses vai celebrar o 114.º aniversário do nascimento de Carmen Miranda com um programa temático previsto para os dias 9, 10 e 11 de fevereiro.

O programa comemorativo em homenagem à artista prevê visitas guiadas ao Museu Carmen Miranda, a apresentação de um mural na freguesia de Várzea, Aliviada e Folhada e a exibição de um filme no Emergente.

“Carmen Miranda é uma marca mundial que transporta consigo o Marco de Canaveses e o Município tem, nos últimos anos, feito um trabalho de valorização desta marca. Desde logo com a requalificação e ampliação do Museu Carmen Miranda, no qual investimos 1,1 milhões de euros e vamos investir agora mais 220 mil euros para concluir o projeto expositivo permanente, que queremos apresentar este ano. Mas temos vindo a desenvolver outras iniciativas no sentido de eternizar o legado de Carmen Miranda e transmitir às novas gerações quem é a pequena notável que alcançou um patamar que poucos conseguiram. Este programa comemorativo vem no seguimento desse objetivo”, refere Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal.

Carmen Miranda nasceu na então freguesia de Várzea de Ovelha e Aliviada, no concelho do Marco de Canaveses a 9 de fevereiro de 1909. Deixou Portugal aos 10 meses de idade rumo ao Brasil e entre as décadas de 1930 e 1950, no Brasil e nos Estados Unidos, construiu uma carreira ímpar nas artes do espetáculo.

Nova marca para promover o artesanato genuíno

Inserida programa de comemoração do aniversário de Carmen Miranda (dia 11, 15h00) está ainda a apresentação de uma marca, criada pelo Município e pela Associação dos Artesãos do Marco, no sentido de certificar o artesanato como produto de origem genuína, reforçando a sua marca identitária e como um produto diferenciador do concelho.

Cristina Vieira sublinha a importância desta iniciativa: “Estamos a desenvolver com a Associação dos Artesãos do Marco um plano de promoção do artesanato característico do Marco de Canaveses, nomeadamente os chapéus de palha. Esta nova marca vai permitir certificar os produtos que cumprem todos os requisitos de qualidade e autenticidade desde a origem e acrescentar valor ao artesanato marcuense. A designação que escolhemos para esta marca, que será revelada na apresentação, simboliza também uma homenagem aos artesãos marcuenses, que com empenho e dedicação souberam preservar esta arte ao longo do tempo”.

As iniciativas do 114.º aniversário do nascimento de Carmen Miranda são promovidas pelo Município do Marco de Canaveses em parceria com a Associação dos Artesãos do Marco e conta com as participações do Cineclube do Marco, da Artâmega e do atelier Andrea Gaipo.

Programa Completo:

9 e 10 de fevereiro:

Visitas Guiadas ao Museu Carmen Miranda

Horário: 10h00-12h00 e 14h00 – 17h00 (necessário marcação)

9 de fevereiro – quinta-feira

Apresentação do Mural Carmen Miranda em Várzea de Ovelha e Aliviada

Sessão Cineclube do Marco

Filme: “Uma Noite no Rio”

Emergente

10 de fevereiro – sexta-feira