O Centro de Recolha Oficial do Marco de Canaveses (CRO) recolheu 333 cães durante todo o ano 2022. Significa que, em média, quase um animal por dia deu entrada nas instalações do centro. No mesmo período, do CRO para as instalações da Animarco, parceira do Município na promoção do bem-estar animal e das adoções, saíram 160 animais e 19 foram devolvidos aos respetivos donos.
Outro dado relevante é que durante o ano passado foram adotados no centro de bem-estar animal 228 canídeos, dos quais 146 diretamente no CRO e 82 na Animarco.
“Foi grande o esforço desenvolvido, em 2022, pelo CRO do Município, em parceria com a Animarco, mas temos ainda mais de 200 animais disponíveis para adoção e as instalações estão no limite da capacidade, por isso apelo aos marcuenses que visitem o Centro de Bem-Estar Animal e, se tiverem condições para tal, adotem um destes cães. Recordo que continua em vigor a campanha “Adota”, em que a Câmara Municipal oferece a vacinação, esterilização e identificação eletrónica dos animais adotados no centro”, refere Nuno Pinto, Vereador da Câmara Municipal.
Município pretende aumentar esterilizações
Durante o ano 2022, foram ainda esterilizados 327 animais no CRO dos quais 42 foram gatos, posteriormente devolvidos às colónias. O Município pretende continuar a aumentar esse número e também incentivar os detentores de animais de companhia a esterilizarem os respetivos animais. “Para manter a capacidade de recolha do CRO é igualmente fundamental controlar a população de animais errantes no concelho e a esterilização é a principal forma de o conseguirmos”, enfatiza o Autarca, revelando que a Câmara Municipal aprovou recentemente um regulamento que possibilita a esterilização gratuita de animais de famílias em situação de comprovada carência económica. “Se pretende esterilizar o seu cão ou gato e não o faz por não ter condições económicas, procure ajuda da Câmara Municipal”, pede Nuno Pinto.
670 mil euros investidos no bem-estar animal desde 2018
Nos últimos cinco anos, o investimento municipal no bem-estar animal ultrapassou, em média, os 130 mil euros por ano. “O Marco de Canaveses é e quer continuar a ser um concelho cada vez mais amigo e que trata bem os animais. Desde 2018, o Município já investiu mais de 635 mil euros no reforço das políticas de bem-estar animal, quer através do melhoramento dos meios e das instalações do dispor no Centro de Recolha Oficial, quer através da parceria com a Animarco, e estamos agora a levar a cabo mais uma obra de melhoramento das instalações de mais 45 mil euros”, conclui Nuno Pinto.