best website builder O Município do Marco de Canaveses aprovou em Assembleia Municipal, na sexta-feira, 24 de fevereiro, a primeira revisão ao Orçamento Municipal 2023 e Grandes Opções do Plano de forma a incorporar o saldo de gerência do exercício económico de 2022 (cerca de €17,3 milhões de euros), que irão permitir a execução de investimentos fundamentais para o concelho.

“Esta revisão eleva o Orçamento Municipal para cerca de 64 milhões de euros sendo que desse valor,  aproximadamente 24,1 milhões de euros dizem respeito ao Plano Plurianual de Investimentos, o maior valor de dotação anual que este Município alguma vez aprovou. Esta é uma das respostas aos tempos de incerteza que vivemos: aumentar o investimento de forma a melhorar o serviço público que prestamos e a qualidade de vida aos marcuenses”, afirma Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal.

Nos reforços do Plano Plurianual de Investimentos, destaque para as verbas destinadas a Educação e Formação (+ 520 mil euros); Ordenamento do território e infraestruturas rodoviárias (+ 2,3 milhões de euros); Saneamento e abastecimento de água (+ 1,8 milhões euros); e Desporto, recreio e lazer (+ 1,2 milhões de euros). Em causa estão projetos como por exemplo:

• a Ecopista do Tâmega;
  • a requalificação da Casa dos Arcos;
  • a requalificação da zona envolvente à Estação do Juncal em Paredes de Viadores e Manhuncelos;
  •  do Largo da Livração em S. Isidoro e Livração;
  • da Rua Dr. Álvaro Augusto Gomes Vieira na freguesia do Marco;
  • a construção da ETAR e redes de água e saneamento em Avessadas e Rosém;
  •  a construção de passeios na Rua Santuário Menino Jesus de Praga;
  • o alargamento e instalação infraestruturas na Rua de Barreiro de Baixo em Vila Boa de Quires e Maureles;
  •  a segunda fase do alargamento da Rua do Castelinho em Avessadas e Rosém;
  •  e a requalificação do espaço da Feira do Marco.

Reforçadas serão ainda as verbas para a requalificação de escolas e equipamentos desportivos municipais (incluindo instalação de equipamentos que visam melhorar a eficiência energética como luminárias led e painéis fotovoltaicos), para as obras de proximidade como pavimentação a cubos, betuminoso, microaglomerado e muros de suporte (+ 850 mil euros) e para as transferências para as Juntas de Freguesia (+425 mil euros), associações (+440 mil euros) e para as famílias (+100 mil euros) através dos apoios sociais.

“Fechamos o exercício económico 2022 com um saldo de gerência de 17,3 milhões de euros, que agora será incorporado no Orçamento Municipal de 2023, reforçando as rubricas já inscritas no documento aprovado em dezembro. Estes reforços de dotação permitirão executar investimentos novos, já em 2023, e iniciar outros, também novos, que se prolongarão ainda por anos seguintes e permitirão ainda fazer face à revisão de preços de alguns investimentos em função da inflação. Investimento público e rigor nas contas municipais sempre serão a marca da nossa gestão autárquica.”, explica Nuno Pinto, Vereador com o Pelouro das Finanças