José Luís Carneiro, Ministro da Administração Interna, esteve presente, esta segunda-feira, no encerramento das atividades do “Mês da Proteção Civil” do Serviço Municipal de Proteção Civil do Marco de Canaveses (SMPC), onde deixou elogios ao projeto “Cidadania: Educação para os Riscos e Autoproteção”, promovido pelo mesmo SMPC.

“Esta é talvez uma das iniciativas que mais contribui para prosseguirmos aquele que é um dos principais objetivos nacionais no que diz respeito à Proteção Civil. Quando tive conhecimento deste projeto dei conta de que gostaria de participar dessas iniciativas, para o valorizar em termos nacionais, na medida em que ela constitui uma boa prática que deve ser replicada nos municípios de todo o país”, referiu José Luís Carneiro.

O projeto “Cidadania: Educação para os Riscos e Autoproteção” tem como objetivos promover uma cultura de segurança e levar o conhecimento sobre redução de riscos e desastres à comunidade através de atividades como simulacros e outros exercícios, ações de sensibilização e formação, oficinas, demonstrações e concursos desenvolvidos maioritariamente nas escolas, mas envolvendo também outras instituições e públicos.

Desde o início da implementação do projeto foram já desenvolvidas um total de 379 ações, que envolveram mais de 15 mil cidadãos, maioritariamente crianças e jovens. “Felicito-vos pelo trabalho que estão a desenvolver. É a partir da capacitação para atitudes e comportamentos de responsabilidade, cidadã e cívica, que nós podemos melhorar os indicadores de segurança coletiva”, sublinhou o governante.

A Presidente da Câmara Municipal, Cristina Vieira também realçou a importância deste projeto, destacando que “a informação e a formação são condições fundamentais do conhecimento e da prevenção com que nos tornamos conscientes para sermos os primeiros a garantir a nossa proteção individual, de modo a prevenir acidentes e a evitar catástrofes”.

As atividades do “Mês da Proteção Civil” encerraram com uma cerimónia de entrega de certificados dos cursos de Suporte Básico de Vida, que foram dinamizados na última semana com cerca de 200 alunos e uma dezena de professores de estabelecimentos de ensino do concelho.