best website builder Foram inauguradas no domingo, dia 19 de março, as obras de Requalificação da Igreja de Santa Maria e do Remate Poente do Complexo Paroquial. A cerimónia de inauguração, na qual esteve presente o Bispo da Diocese do Porto, Dom Manuel Linda, contou com a presença do Presidente da Assembleia Municipal, Jorge Vieira, da Presidente da Câmara Municipal, Cristina Vieira, e dos Vereadores Municipais, Nuno Pinto, Clara Marques e Pedro Pinto.

A obra inaugurada resulta da Candidatura ‘Valorização e Recuperação do Complexo Paroquial da Igreja de Santa Maria do Marco de Canaveses’, ao Programa Operacional Regional do Norte | NORTE 2020, com um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros, financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) em 85%, e contou com o investimento financeiro da Câmara Municipal de 102 mil euros.

“Este domingo será marcante para toda a comunidade. O Marco de Canaveses, e os Marcuenses, podem e devem orgulhar-se do notável legado patrimonial e cultural que aqui possuímos. Esta Igreja é uma maravilha do génio arquitetónico, um tesouro dedicado ao culto divino e um sinal do progresso cultural e artístico do homem,  que temos o dever de preservar. E neste seguimento de valorização já reunimos com a Faculdade de Arquitetura do Porto, que está a ultimar com os Municípios que têm património que o próprio Siza Vieira escolheu, para serem um potencial património da Unesco, o que muito nos honra, depois da Igreja ser um monumento de interesse público desde 2013,” referiu a Presidente do Município na inauguração.

Quanto ao ‘Remate Poente do Complexo Paroquial da Igreja de Santa Maria’, um projeto também da responsabilidade do Arquiteto Álvaro Siza Vieira, tal como a Igreja de Santa Maria, consistiu na criação de um percurso automóvel, na construção de muros de suporte, em betão armado rebocado, e umas escadas de acesso ao Adro do Complexo Paroquial da Igreja. A obra representou um investimento do Município do Marco de Canaveses de cerca de 285 mil euros.

Pelas 12h30, depois da Eucaristia, teve lugar também a Inauguração da Exposição Temporária de Fotografia Profissional alusiva ao Complexo Paroquial da Igreja de Santa Maria de Marco de Canaveses, designada ‘Entre a Luz e a Sombra, o Lugar do Encontro’. Esta exposição, que é parte integrante da candidatura aprovada e contratualizada, é da Autoria de Teresa Lamas Serra e estará patente até ao dia 30 de abril, no Centro Pastoral e Cultural D. António Francisco dos Santos, no Complexo Paroquial da Igreja de Santa Maria do Marco de Canaveses.