O Município aprovou esta sexta-feira, dia 24 de março, em Reunião de Câmara, o projeto de execução e abertura do procedimento da 1.ª fase de uma empreitada que vai permitir o alargamento das redes públicas de abastecimento de água e coletores de águas residuais, na freguesia de Avessadas e Rosém.

Esta intervenção, que vai a concurso com um valor base superior a 2,6 milhões de euros, vai permitir a ligação de um total de mais 314 casas às redes de abastecimento de água e de mais 420 à rede de saneamento.

Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal: “É com orgulho que aprovamos a abertura deste procedimento porque é mais uma prova do empenho deste Executivo na resolução dos problemas de água e saneamento no concelho. Trata-se de um enorme investimento, pois estas infraestruturas irão ter suporte na futura ETAR de Avessadas e Rosém, cuja construção muito brevemente também colocaremos a concurso, e será mais um investimento que rondará os 2 milhões de euros. Portanto, estamos a falar de quase 5 milhões de euros em água e saneamento numa freguesia especialmente carenciada destas infraestruturas, que neste caso vão também permitir servir a população de Tuías, na freguesia do Marco”.

Nesta 1.ª fase, que tem um prazo de execução de 18 meses, está prevista a construção de uma extensão de mais de 6 quilómetros de rede de distribuição de água e de cerca de 1,2 quilómetros da conduta adutora. Ao nível do saneamento, o projeto prevê a construção de uma rede de coletores gravíticos de águas residuais domésticas com quase 9 quilómetros de extensão com um sistema elevatório.

A totalidade deste projeto, que será dividido em três fases, vai permitir a construção de uma rede de distribuição de água com 28 quilómetros e um reservatório em Rosém, e de saneamento 20 quilómetros.

Mais 2,2 milhões em oito freguesias.

Ao investimento na freguesia de Avessadas e Rosém somam-se ainda 2,2 milhões de euros que o Município prevê investir em Alpendorada, Várzea e Torrão, Bem Viver, Constance, Marco, Paredes de Viadores e Manhuncelos, Sande e São Lourenço do Douro, Sobretâmega e Tabuado, cuja abertura dos concursos foi aprovada em fevereiro.

Estas intervenções vão permitir estender a rede de abastecimento de água a mais 245 casas, e de águas residuais a 274 casas.