Município convida proprietários a seguirem o exemplo na limpeza de terrenos. Prazo termina a 30 de abril.

Com a chegada da primavera e o gradual aumento das temperaturas, aumenta também o risco de incêndios. O Município, através do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), está há largos meses a trabalhar na prevenção de incêndios rurais e florestais, tendo inclusive aprovado, no final de 2022, uma proposta para aumentar os meios materiais e humanos para limpeza de terrenos e a gestão adequada da floresta.

Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal, sublinha que “o Marco de Canaveses tem sido um concelho exemplar na prevenção de incêndios. Temos registado, ano após ano, índices de área ardida e número de ocorrências muito satisfatórios mas não podemos desmobilizar. O Município dá o exemplo e está a fazer a sua parte no que à prevenção diz respeito mas é importante que toda a comunidade esteja envolvida e consciente dos riscos associados à época de maior calor e tomem as medidas necessárias para prevenir e combater incêndios, mantendo-se vigilantes e informados sobre as condições climatéricas e avisos de emergência”.

Quanto à limpeza de terrenos e a gestão adequada da floresta, só desde o início do ano 2023, o Município do Marco de Canaveses já assegurou a limpeza de mais de 50 hectares de matos:

– 33,36 hectares de faixas de gestão de combustível, ou seja, 10 metros para cada lado da rede viária que atravessa o espaço florestal, o que corresponde a 16,68 quilómetros de rede viária com estas faixas.

– 6,15 hectares com recurso a técnica de fogo controlado;

– 11,06 hectares de limpeza de terrenos municipais.

Por parte do Serviço Municipal de Proteção Civil, o Coordenador Bruno Monteiro, realça “o excelente trabalho de cooperação que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos últimos meses entre o Gabinete Técnico Florestal do SMPC e a Associação Florestal Entre Douro e Tâmega”.

Limpeza de terrenos obrigatória até 30 de abril

Bruno Monteiro apela também ao cumprimento por parte dos proprietários privados. “As limpezas de mato e vegetação devem ser feitas, pelos respetivos proprietários, até 30 de abril.Quem não o fizer incorre em coimas que podem chegar aos 5000€ para singulares e 60.000€ para pessoas coletivas”, alerta o coordenador.