O Município do Marco de Canaveses está a proceder à transição dos registos em papel para o formato digital de todo o Arquivo Municipal. Com o objetivo de tornar as práticas de gestão administrativa e legislativa mais eficientes, transparentes e sustentáveis, a Autarquia investiu cerca de 42 mil euros no equipamento de digitalização dos documentos, que permite, igualmente, a eternização do documento, já que o mesmo deixa de ser manuseado e de sofrer riscos acrescidos de deterioração, ficando preservado para a posteridade.

O acervo documental do Município do Marco de Canaveses está a funcionar no Edifício dos Serviços Técnicos num espaço composto por um gabinete técnico e um depósito documental, constituído por duas salas, e a sua reprodução e difusão digital está a ser dinamizada por uma equipa específica, cujo trabalho permite uma maior rapidez de acesso aos vários serviços municipais.

Para o correto funcionamento, modernização da gestão e digitalização do Arquivo, a Câmara Municipal contratou um Técnico Superior de Arquivo, que assumiu funções em abril de 2022. Deste modo, a equipa que atualmente se encarrega desta área específica, entre as várias que constituem o funcionamento do Arquivo Municipal do Marco de Canaveses, é composta por dois elementos com especificidades próprias na área.

“Desde que assumi funções como Presidente da Câmara sempre defendi a eficiência e modernização dos serviços municipais. Com este novo equipamento, dispomos agora de todas as condições, nomeadamente espaços físicos e pessoas capacitadas para dar apoio aos munícipes e cidadãos que necessitem de aceder ao Arquivo Municipal. Com a digitalização de todo o Arquivo Municipal os serviços irão funcionar de forma mais rápida, económica e sustentável, ao substituirmos os processos em papel por processos eletrónicos, que não exigem impressão, nem papel nem transporte, por exemplo” explicou a Presidente do Município do Marco de Canaveses, Cristina Vieira.

Cristina Vieira referiu ainda que “em tão pouco tempo já foram catalogados cerca de cinco mil processos e mais de 600 requisições, graças ao excelente trabalho dos técnicos que entenderam a importância deste serviço e têm trabalhado afincadamente para o conseguir. Esse é um projeto que significa um grande avanço para a Câmara Municipal e que é o futuro de todo o serviço público”,  completou a Presidente.

A transição dos registos em papel para o formato digital é um dos objetivos centrais do Arquivo, num processo dado como desmaterialização documental e que resulta em que a documentação fique mais acessível aos próprios serviços e, por conseguinte, ao público em geral, para consulta digital, através de uma plataforma eletrónica. Num futuro próximo vai ser possível aceder diretamente aos processos, que constam no vasto espólio documental municipal, através de um simples clique na Internet.