A Câmara Municipal do Marco de Canaveses aprovou em reunião de Executivo, esta sexta-feira, 14 de abril, as minutas de contratos para dar início a seis obras relativas às infraestruturas de água e saneamento que envolvem um investimento global de 1 milhão e 444 mil euros. Estas intervenções, que vão permitir estender a rede de água a mais 218 casas e de águas residuais a 212 casas, irão decorrer em Alpendorada, Várzea e Torrão, Bem Viver, Constance, Marco, Paredes de Viadores e Manhuncelos e Sobretâmega.

A Presidente do Município, Cristina Vieira, refere que “o Marco de Canaveses está, neste momento, num ciclo de fortes investimentos em todo o concelho, naquilo que sabemos ser a maior necessidade da população, que é a renovação e expansão das redes de água e saneamento. Depois de vivermos tempos de grandes constrangimentos, em consequência da crise pandémica, apresentamos mais um conjunto de grandes investimentos nesta área, que contribui para a crescente qualidade de vida dos marcuenses e para o inquestionável desenvolvimento de todo o território”, realça.

Bem Viver

Com um valor base de 463 mil euros e um prazo de execução de 180 dias, vai avançar a Empreitada das Infraestruturas para o Abastecimento de Água e Águas Residuais em 40 habitações de cada serviço, na Rua da Feira Nova e na Avenida do Entroncamento, na Estrada Nacional 320.

Ainda na Freguesia de Bem Viver irá também arrancar a Execução das Infraestruturas na Rua das Lapas, na Rua de Vila e na Rua Nova das Fontinhas, para servir mais 23 habitações quer da Abastecimento de Água, quer de Águas Residuais. Esta empreitada tem um valor estimado em 132 mil euros e deverá ser executada em 120 dias.

Alpendorada, Várzea e Torrão

Prestes a iniciar está também a empreitada de Execução de Infraestruturas de Saneamento Básico em Vila Cete, na Freguesia de Alpendorada Várzea e Torrão. Com um prazo de execução de 540 dias, esta intervenção envolverá um investimento de cerca de 493 mil euros para a instalação de duas Estações Elevatórias de Águas Residuais, e de ramais para Abastecimento de Água em 105 habitações e Águas Residuais em 98 habitações.

Constance e Sobretâmega

Ainda no seguimento das empreitadas de Execução de Infraestruturas está a Rua da Venda Nova, que abrange as Freguesias de Constance e Sobretâmega, e prevê a instalação de rede de Águas Residuais em 51 habitações. A empreitada tem um valor estimado de 254 mil euros e um prazo de execução de 180 dias.

Paredes de Viadores e Manhuncelos

Com um valor base de 64 mil euros e um prazo de execução de 120 dias, a Execução de Prolongamento da Rede Abastecimento de Água da Rua da Lagoa, na Freguesia de Paredes de Viadores e Manhuncelos, também vai avançar. Esta empreitada vai permitir o Abastecimento de Água a mais 24 habitações.

Marco

No prosseguimento destas empreitadas de Execução de Infraestruturas esta também contemplada a Freguesia do Marco com a Rua e a Travessa da Certaínha, a Rua da Ventuseira e a Rua Nova da Certaínha. A obra, que tem um custo estimado em 38 mil euros e um prazo de execução de 90 dias, vai beneficiar de Abastecimento de Água para servir 26 habitações.

Mais três empreitadas prontas a avançar

Importa ainda referir que, no prosseguimento destas empreitadas de Execução de Infraestruturas estão também praticamente fechados os concursos públicos para mais três obras, duas na Freguesia do Marco e uma na Freguesia de Sande e São Lourenço do Douro e cujos contratos irão a aprovação na próxima reunião de câmara.

Aprovada aquisição de terrenos para reservatório de água de Banho e Carvalhosa e expansão da ETA

Na mesma reunião de Câmara desta sexta-feira foram ainda aprovadas as aquisições de dois terrenos no valor total de 42.695 euros: um para a futura construção do reservatório de água de Banho e Carvalhosa, fundamental para a capacidade de reserva a todo o sistema de abastecimento de água à Freguesia de Banho e Carvalhosa (cobertura prevista de 96,1%); e outro para a ampliação da linha de filtragem da Estação de Tratamento de Água de Semealho (Sobretâmega), que irá permitir o aumento da capacidade de tratamento da ETA em 80 m3/h, de forma a evitar que existam constrangimentos ao nível do fornecimento de água à população do Marco de Canaveses.

Toda a empreitada a executar, que contempla trabalhos de construção civil e hidráulicos, será suportada pela empresa Águas do Marco, tendo como estimativa orçamental um valor na ordem dos 500 mil euros.

Investimentos em Água e Saneamento somam-se

Recorde-se que há menos de mês (24 de março) o Município também aprovou o projeto de execução e abertura do procedimento da 1.ª fase de uma empreitada que vai permitir o alargamento das redes públicas de abastecimento de água e coletores de águas residuais, na freguesia de Avessadas e Rosém. Uma intervenção, que vai a concurso com um valor base superior a 2,6 milhões de euros, e vai permitir a ligação de um total de mais 314 casas às redes de abastecimento de água e de mais 420 à rede de saneamento.

Pronta para lançar a concurso em breve estará também a construção da ETAR de Avessadas (cerca de 2 milhões de euros).