Quem diariamente se desloca ao centro da cidade do Marco de Canaveses facilmente constata a falta de espaços adequados para estacionamento e a ocupação irregular de vias, e até passeios, o que afeta negativamente a qualidade de vida e segurança dos cidadãos. Para minimizar este problema, a Câmara Municipal do Marco de Canaveses, no âmbito da estratégia de mobilidade urbana e gestão do trânsito, vai expandir, a partir de 2 de maio,  as áreas de estacionamento pago, uma medida que visa melhorar a organização do espaço público, garantir a rotatividade dos veículos estacionados e promover uma cidade mais eficiente e acessível para todos.

Pedro Pinto, Vereador responsável pelo pelouro da mobilidade, explica que “a expansão das áreas de estacionamento pago é uma medida necessária, que resulta da auscultação que fizemos junto de quem faz a sua vida diariamente na cidade, e certamente trará vantagens para o funcionamento da cidade como um todo e para quem aqui se desloca para aceder ao comércio e serviços. Com a criação de mais áreas de estacionamento pago, espera-se que haja uma maior rotatividade de veículos estacionados, possibilitando que mais pessoas tenham acesso aos espaços de estacionamento em áreas de grande procura”.

O autarca realça também que a Câmara Municipal “procurou garantir uma abordagem justa na expansão das áreas de estacionamento pago, levando em consideração as necessidades e preocupações de alguns cidadãos, sobretudo dos residentes, garantindo sempre lugares gratuitos nas ruas com maior número de habitações. A cidade continua a dispor de grandes áreas de estacionamento gratuito e a aplicação de taxas apenas se vai aplicar nas horas de maior afluência, como aliás já acontece onde essas taxas já são aplicadas há vários anos. A expansão das áreas de estacionamento pago é uma iniciativa que faz parte dos esforços contínuos da Câmara Municipal para promover uma cidade mais moderna, sustentável e acessível para todos os seus habitantes e munícipes, garante Pedro Pinto.

As vias que passarão a ter parquímetros em funcionamento a partir de 2 de maio são:

• parte da Rua de São Nicolau
  • parte da Rua Amália Rodrigues
  • parte da Rua Avelino Ferreira Torres
  • Travessa Amália Rodrigues
  • Rua Eusébio da Silva Ferreira
  • parte da Av. Gago Coutinho
  • Av. Prof. Dr. Carlos Mota Pinto
  • Rua 1.º de Maio
  • parte da Av. Francisco Sá Carneiro

As taxas de estacionamento aplicam-se nos dias úteis das 8h30 às 19h00 e aos sábados das 8h30 às 13h00.