A Assembleia Municipal do Marco de Canaveses aprovou, este sábado, dia 29 de abril, a Prestação de Contas e Relatório de Gestão do Ano Financeiro de 2022, onde se evidencia um resultado líquido do exercício positivo e na ordem dos 3,1 milhões euros, o que representa uma variação positiva de 69,6%, face ao ano de 2021.

As contas municipais apresentam, ao nível do seu património líquido, um aumento significativo de 13,5 milhões de euros, também suportado pelo crescimento de 11,4% no valor do ativo, que fechou o ano de 2022 num valor aproximado de 140 milhões de euros.

Para o Vereador Municipal responsável pelo Pelouro de Administração e Finanças, Nuno Pinto, “a situação económica e financeira do Município, revelada nesta Prestação de Contas, apresenta indicadores fortes que comprovam o rigor aplicado, por este Executivo, na gestão financeira do Município, ao mesmo tempo que se aposta na consolidação do aumento do investimento público, na diminuição progressiva do endividamento e na manutenção de prazos de pagamentos baixos e exemplares.”

Os documentos de Prestação de Contas registam uma receita que atingiu um montante superior a 55,5 milhões de euros, mais 1,5 milhões de euros em relação a 2021. Para os resultados da execução orçamental contribuíram as receitas correntes que atingiram o montante de 34,6 milhões de euros, representando um aumento de 8,4%, em relação ao ano anterior. Do lado das receitas de capital estas atingiram o valor de 5 milhões de euros, o que significou um aumento de 9,9%, ou seja, mais 453 mil euros arrecadados em relação ao ano 2021.

Quanto à despesa, no ano económico de 2022, os documentos referem que esta totalizou cerca de 38,1 milhões de euros, um valor semelhante ao executado em 2021, não obstante o período inflacionista vivido em 2022. Na execução da despesa, referência para a execução do Plano Plurianual de Investimentos,  que representa a despesa de capital efetuada em obras públicas e investimentos municipais, e que atingiu o montante de 12,9 milhões de euros, em 2022, sendo o segundo maior valor da história do Município investido num só ano.