A Comissão Gestão de Fogos Rurais do Marco de Canaveses aprovou, na sexta-feira, 5 de maio, a apresentação de uma candidatura para a implementação, na aldeia de Senradelas (Soalhães), de um projeto do Governo designado Condomínio de Aldeia.

Este projeto visa promover uma alteração do uso e ocupação do solo e a gestão de combustíveis de forma a criar um perímetro de segurança em redor dos aglomerados populacionais através de um conjunto de medidas, como por exemplo incentivos aos proprietários para recuperação dos territórios agrícolas ou agroflorestais abandonados, trocando a ocupação florestal de elevada perigosidade, por uma ocupação mais resiliente à passagem do fogo, entre outras medidas e incentivos.

“A segurança de nossos cidadãos e a proteção de suas propriedades são prioridades absolutas. Estamos comprometidos em implementar medidas robustas para prevenir incêndios e garantir uma respostas eficazes e mais duradouras. A oportunidade de implementar mais este projeto surgiu através de uma candidatura da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS) que vai apresentar mais sete candidaturas de outros municípios com financiamento do PRR. Atendendo à sua importância, se possível, tentaremos replicá-lo noutras freguesias”, diz Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal.

Bruno Monteiro, Coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil destaca que “os Condomínios de Aldeia têm uma forte componente participativa e de envolvimento da comunidade local, incentivando os proprietários a assumir a manutenção dos terrenos, garantindo a sua limpeza e promovendo uma ocupação do solo geradora de rendimentos, com por exemplo, plantação de castanheiros, ao mesmo tempo que nos ajudam a proteger as populações e o território e contra os incêndios”.

Esta candidatura, a apresentar pela CIM-TS, é financiada pelo PRR, num investimento até 50 mil euros. Baião, Cinfães e Resende são os outros Municípios da CIM-TS que também vão beneficiar de candidaturas idênticas.