A Câmara Municipal do Marco de Canaveses aprovou na Reunião Pública desta sexta-feira, dia 26 de maio, o Projeto Piloto Municipal ‘Cuidar Marcuense’. O Projeto, que engloba e organiza respostas especializadas dirigidas aos cuidadores informais como formação, apoio psicológico, aconselhamento, informação e atividades culturais, de saúde e bem-estar, contará com a criação de um Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal, sediado no Edifício Marco Fórum XXI, e uma linha telefónica, exclusivamente dedicada ao cuidador.

Para a Vereadora Municipal, Clara Marques, responsável pelos da Ação Social e da Saúde, “os cuidadores informais estão sujeitos a uma enorme sobrecarga física e psicológica. Quem cuida muitas vezes abdica de si em prol dos outros, ou do outro, pelo que é importante o seu reconhecimento efetivo, tendo em conta a importância do seu papel a quem cuida, a quem garante o bem-estar e a qualidade da vida aos mais vulneráveis e mais frágeis”, referiu.

“As pessoas, a quem for reconhecido o estatuto de cuidador informal, tem direito a medidas de diversa natureza, que a Câmara Municipal disponibilizará, como apoio psicossocial de profissionais com formação na área, visitas ao Museu Carmen Miranda, participação em concertos musicais, sessões de cinema, teatro e outros, sempre no sentido de aliviar a pressão de quem, quase nunca, tem tempo para si”, reforçou a Vereadora.

São considerados cuidadores informais todos os cidadãos que prestem cuidados regulares ou permanentes a outros que se encontram numa situação de dependência. O seu reconhecimento é assegurado pelo Instituto da Segurança Social, podendo ser encontradas mais informações em: https://www.seg-social.pt/cuidador-informal.