Hoje, 24 de junho, o Município do Marco de Canaveses assinalou o Dia Municipal do Bombeiro com uma cerimónia que decorreu no Museu Carmen Miranda e no Emergente.

A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal com a colaboração da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses, contou com momentos como a cerimónia de ingresso na carreira de sete bombeiros, a homenagem à equipa campeã nacional de manobras 2023 e a apresentação da imagem das comemorações do centenário da Associação Humanitária.

Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, no discurso institucional referiu que os bombeiros “personificam a coragem, o compromisso e a solidariedade, e por isso merecem todo o nosso respeito e gratidão. Temos lutado incansavelmente para que sejam valorizados, respeitados e reconhecidos pelo trabalho que realizam e estamos de consciência tranquila em relação a todo o trabalho de parceria da Câmara Municipal com os bombeiros. Sabemos tudo aquilo que temos construído e conseguido juntos em prol dos marcuenses, com base numa relação de confiança, colaboração e respeito mutuo, e por isso estou certa de que a vossa dedicação e sentimento de dever em servir os marcuenses e incondicional e inabalável. Tal como e incondicional e inabalável o compromisso da autarquia em garantir que do ponto de vista operacional nunca vos faltara nada para cumprir com cada vez mais brio a vossa honrosa missão. Contem sempre com a Câmara Municipal”, enfatizou a autarca.

Pela Associação Humanitária dos Bombeiros do Marco de Canaveses, João lima, Presidente da Direção, realçou “o imenso orgulho em todos os elementos que compõem o corpo de bombeiros, sejam esses elementos profissionais ou voluntários. É largamente reconhecida a qualidade do serviço de socorro que os bombeiros prestam. Não só pelos marcuenses mas também fora do nosso concelho”, disse o dirigente, que terminou com um agradecimento a Câmara Municipal pela realização deste Dia Municipal do Bombeiro e pelos apoios concedidos à associação: “É importante relembrar que em pouco mais de dois anos, passamos a dispor de mais duas equipas de intervenção permanente (EIP), e tal foi possível graças ao empenho pessoal e institucional da senhora Presidente que se disponibilizou para agarrar as oportunidades abertas pelo Governo de Portugal para as criar”, concluiu joão Lima.

A Cerimónia do Dia Municipal do Bombeiros terminou com uma visita ao Museu Carmen Miranda.