“Estamos preparados para dar resposta perante qualquer cenário mais adverso”, garante Cristina Vieira sobre a época de incêndios

A Comissão Municipal de Proteção Civil (CMMC) aprovou, esta sexta-feira, dia 23 de junho, o Plano Municipal de Operações – Incêndios Rurais 2023, documento que define as ações preventivas e de operacionalização dos meios e recursos à disposição dos agentes de proteção civil e onde se estabelece as atividades desenvolvidas no âmbito da vigilância, deteção, fiscalização, primeira intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio.

A Presidente da Câmara Municipal realçou a importância deste documento estratégico, que envolve diversos agentes no combate a incêndios, destacando sobretudo “o papel dos Bombeiros do Marco de Canaveses, que desde janeiro deste ano ficaram ainda mais reforçados na sua capacidade de resposta com a terceira equipa de intervenção permanente”. Cristina Vieira acredita que “todo o trabalho de prevenção realizado, nomeadamente na limpeza de terrenos e faixas de combustível”, permitirá continuar a registar bons resultados. “Esperamos que 2023 seja mais um ano para manter a tendência decrescente na área ardida no concelho, contudo, dada a imprevisibilidade dos incêndios, estamos preparados para dar resposta perante qualquer cenário mais adverso”, garante.

O Coordenador Municipal de Proteção Civil enfatizou os esforços preventivos realizados em colaboração com os Bombeiros do Marco de Canaveses, as equipas de Sapadores Florestais e o Gabinete Técnico Florestal (GTF). “Estamos com uma notável taxa de execução do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios. Inicialmente, tínhamos estabelecido a meta de 30 hectares de limpeza de terrenos, mas já ultrapassamos os 100 hectares”, revela Bruno Monteiro, acrescentando que “o Município deu o exemplo ao limpar áreas de sua própria responsabilidade e, quando necessário, recorrendo à limpeza coerciva em substituição aos proprietários que não o fizeram”, concluiu.

Além da limpeza de terrenos, os trabalhos de prevenção incluíram sessões de esclarecimento nas freguesias de maior risco e outras ações de sensibilização e capacitação com o objetivo de formar cidadãos mais responsáveis e atentos à segurança comum.