Investimento municipal de um milhão de euros visa promover a formação artística e cultural dos jovens do concelho.

Arrancou formalmente esta quinta-feira, 7 de julho, a construção da nova escola da Artâmega – Conservatório de Artes do Marco de Canaveses, com a assinatura do auto de consignação da empreitada. O evento ocorreu na Escola Secundária do Marco de Canaveses e antecedeu o concerto de final do ano letivo de 2022/2023 da academia.

Esta obra representa um investimento aproximado de 1 milhão de euros por parte do Município e o projeto tem como objetivo a remodelação da Fração C do Estádio Municipal.

O local será dotado de oito salas de instrumentos, três salas de formação, um salão polivalente, um bar, salas dos professores, átrio e receção, instalações sanitárias e um auditório.

Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal, durante a cerimónia de assinatura, destacou a importância da nova escola de música e artes para o concelho e para a Artâmega: Cerca de 15 anos após a sua fundação, damos agora início à obra que vai permitir à Artâmega passar a dispor de um espaço próprio para continuar a apostar no ensino das artes aos jovens do nosso concelho. E é por isso que acreditamos que esta obra é tão importante, porque ao investirmos na cultura e arte, estamos a investir no futuro da nossa comunidade e na formação de cidadãos mais sensíveis, criativos e preparados para enfrentar os desafios futuros”, disse a Autarca.

A Artâmega conta atualmente com 300 alunos e desenvolve a sua atividade na Escola Secundária do Marco desde 2018.

Carlos Correia, Diretor Pedagógico da academia, realçou a importância de a Artâmega passar a contar com um espaço próprio. “Uma escola, para ser escola, tem de ter identidade e nós, dentro de uma escola que não é nossa, quase passamos despercebidos. Precisamos de algo que nos identifique, de uma identidade própria, e nada melhor do que um espaço que seja nosso”. O diretor pedagógico deixou um agradecimento à Câmara Municipal que “deu a possibilidade de sonharmos com uma casa” e também que “tudo fez para que em 2018 conseguíssemos entrar no contrato-patrocínio”, recordou.

O prazo de execução da obra é de 18 meses.