A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em parceria com a Câmara Municipal e a Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses, vai abrir vagas para o Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Gerontologia. O protocolo de colaboração, que prevê outras ofertas formativas, será assinado na próxima quinta-feira, 20, no Salão Nobre da autarquia.

Esta oferta formativa é, sobretudo, uma resposta de proximidade para capacitar quem procura a sua vocação na área da saúde. Face à procura crescente de profissionais especializados no cuidado e na promoção do envelhecimento saudável da nossa população, é urgente apostarmos nesta formação em gerontologia”, refere o reitor da UTAD.

Com 25 vagas disponíveis e um corpo docente especializado, o CTeSP vai proporcionar uma formação sólida, abrangente e com uma forte componente prática. As candidaturas são exclusivamente online e decorrem de 19 de julho a 25 de agosto. Trata-se de uma formação profissional pós-12°ano, que possibilita ainda a conclusão de licenciatura na área. As aulas teóricas irão decorrer nas salas da Academia Begin MarcoInvest e as aulas práticas no Hospital Rainha Santa Isabel, ambos localizados no centro da cidade do Marco de Canaveses.

“Com o envelhecimento acelerado da população e as necessidades específicas que surgem nessa fase da vida, é fundamental investirmos em profissionais qualificados e capacitados na área da gerontologia. A abertura do CTeSP em Gerontologia por uma instituição de prestígio como a UTAD é uma resposta concreta a essa necessidade crescente. Agradeço também à Santa Casa da Misericórdia por fazer parte desta parceira e reafirmo o compromisso da Câmara Municipal de Marco de Canaveses em apoiar iniciativas que contribuam para o bem-estar e a qualidade de vida da nossa população idosa”, afirma a presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Cristina Vieira.

Portugal está a envelhecer a um ritmo acelerado, com o Eurostat a prever que será o país mais envelhecido da União Europeia em 2050. No concelho de Marco de Canaveses, quem tem mais de 65 anos representa 18,2% da população e o índice de envelhecimento é de 140,1 (idosos por cada 100 jovens). Estes números ajudam a compreender a importância de uma formação superior em gerontologia, cujas saídas profissionais podem passar por desenvolver trabalho em estruturas residenciais para idosos, em serviços de apoio domiciliário, unidades de cuidados continuados ou instalações hospitalares.