O Município do Marco de Canaveses vai continuar a assegurar a realização dos transportes escolares no Concelho. Diariamente, serão transportados 1901 alunos, prevendo-se um investimento de cerca de 993 mil euros.

O Plano de Transportes Escolares para o ano letivo 2023/2024 foi aprovado recentemente na reunião do Executivo Municipal e elaborado em estreita articulação com os Agrupamentos de Escolas, com as Escolas Profissionais e com as Juntas de Freguesia, com apreciação favorável pelos membros do Conselho Municipal de Educação.

De acordo com a Vereadora Municipal, Clara Marques, responsável pelo Pelouro da Educação, “continuamos a apostar na educação e a criar condições para combater o abandono escolar, apoiar os agregados familiares e contribuir para o sucesso educativo dos nossos alunos. Este investimento no transporte escolar é, sem dúvida, essencial para a promoção da igualdade de oportunidades e vem reforçar, e alargar, a política de apoio às famílias, nas deslocações dos seus filhos para a escola, sendo uma alternativa aos transportes individuais”, reforça.

A rede de transportes escolares do Marco de Canaveses, do próximo ano letivo, mantém a parceria das Juntas de Freguesia, através de Protocolos de Colaboração que permitem o transporte de alunos cuja distância para os estabelecimentos de ensino e cujos percursos são considerados de risco.

Assegura igualmente o transporte de crianças com necessidades de saúde específicas que frequentam Estabelecimentos de Ensino dentro e fora do Concelho cujo investimento previsto, nestes circuitos, é de 311 mil euros, já inseridos no valor total.

O Município mantém também o apoio em 50% do passe mensal dos alunos que estudam fora do Concelho e utilizam os meios de transporte ferroviários para se deslocarem para os seus estabelecimentos de ensino.