A Câmara Municipal do Marco de Canaveses informa que a Reunião de Câmara pública desta sexta-feira, 27 de outubro, foi suspensa devido ao comportamento inadequado e reiterado do Vereador Mário Bruno Magalhães, que, ao longo da reunião, demonstrou um total desrespeito pela Presidente da Câmara Municipal, bem como pelos princípios básicos de urbanidade que devem nortear os trabalhos.
A Câmara Municipal tem o compromisso de proporcionar um ambiente de debate democrático, civilizado e construtivo, onde as questões importantes para os marcuenses possam ser discutidas e resolvidas de maneira eficaz. Ao contrário, o Vereador tentou repetidamente interromper a Presidente da Câmara Municipal – a quem compete conduzir a reunião – falando por cima e tentando sobrepor a voz, uma postura que tornou impossível a continuação da reunião de forma construtiva. Este tipo de comportamento tem sido reiterado ao longo de sucessivas reuniões, quer públicas, quer privadas.
Desta forma, a suspensão da reunião deveu-se à necessidade de garantir que os trabalhos possam decorrer de acordo com os princípios e regras democráticas e com os interesses dos munícipes. A mesma será reagendada e espera-se que seja proporcionado um ambiente respeitoso e produtivo nesta e em todas as futuras reuniões.
Não está nem nunca esteve em causa o direito legítimo de expressar opiniões, debater ou levantar questões no âmbito das reuniões de câmara por parte de qualquer vereador ou munícipe. A questão reside na forma inadequada como essas manifestações têm reiteradamente sido feitas pelo Vereador Mário Bruno Magalhães. O desrespeito pelas regras básicas de civilidade, que inclui permitir que os outros se expressem, ouvir atentamente e responder de forma respeitosa, mina o propósito destas reuniões.