Na reunião do Executivo Municipal de sexta-feira, dia 10 de novembro, foi aprovado o Acordo de Gestão entre o Município do Marco de Canaveses, as Infraestruturas de Portugal, o Município de Penafiel, para a instalação, conservação e manutenção das infraestruturas e dos equipamentos de iluminação pública na Ponte Duarte Pacheco.

No acordo, válido por 10 anos, fica estabelecido que a Autarquia Marcuense é a entidade pública responsável pelo projeto e pela empreitada de instalação dos equipamentos e materiais de iluminação da ponte. Por sua vez, a Câmara de Penafiel suportará 50% de todas as despesas.

Para a Presidente do Município, Cristina Vieira, “a falta de iluminação na Ponte Duarte Pacheco, a ligação do baixo Concelho a Penafiel, é uma questão que preocupa a Autarquia, porque estamos a falar de falta de segurança para peões e automobilistas. A Câmara Municipal manifestou assim a total disponibilidade, junto da Infraestruturas de Portugal, para uma gestão conjunta com o Município de Penafiel, no sentido de avançar com a empreitada da colocação da iluminação, e assim garantir segurança a quem transita pela ponte durante a noite, para além de valorizar esse monumento emblemático e que é uma porta de entrada do Concelho”, refere.