Cristina Vieira: “Hoje fica provado que não há impossíveis nem obstáculos intransponíveis para este Executivo”

O concelho do Marco de Canaveses teve hoje, 15 de novembro, mais um “dia histórico” com a inauguração da reformulação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Ponte das Tábuas, o maior investimento realizado no concelho numa empreitada de Água e Saneamento (mais de 2,6 milhões de euros).

A antiga ETAR, com cerca de 40 anos, obsoleta e degradada, deu lugar a um equipamento de última geração, capaz de atender às necessidades dos mais de 10 mil habitantes que servirá e de preservar o ecossistema em que está inserida.

A Presidente da Câmara Municipal, Cristina Vieira, sublinhou o compromisso do Executivo em colocar a Água e Saneamento no topo das prioridades, investindo mais de 15 milhões de euros nos últimos 6 anos: “Olho para trás e vejo com orgulho anos de trabalho, de lutas contra adversidades, de superação de desafios técnicos, orçamentais, burocráticos e até políticos. Tudo pelo povo do Marco de Canaveses. Hoje aqui fica provado que não há impossíveis nem obstáculos intransponíveis para este Executivo e peço aos marcuenses que continuem a acreditar, que olhem e reconheçam a obra e os sinais da mudança positiva que está em curso no nosso concelho. As soluções estão a aparecer, uma após a outra, e o Marco de Canaveses está a avançar para um futuro cada vez melhor”, enfatizou Cristina Vieira.

O Presidente da Junta de Freguesia do Marco também se manifestou agradado com a inauguração deste novo equipamento: “É um dia histórico, sem dúvida. Esta inauguração satisfaz-nos a todos. Acabámos com um problema identificado há muito tempo e agora outros desafios virão. Na freguesia do Marco temos muitas ligações para fazer”, disse Celso Santana.

Além do Marco, a ETAR de Ponte das Tábuas está preparada para servir também as freguesias de Tabuado e Várzea, Aliviada e Folhada.

Nesta obra a Câmara Municipal conseguiu pela primeira vez aceder a financiamento comunitário para Água e Saneamento, com um milhão de euros de comparticipação do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) do total dos mais de 2,6 milhões investidos.