O Conselho Municipal de Educação do Marco de Canaveses deu, esta segunda-feira, dia 20 de novembro, o primeiro passo no processo de criação do “Centro de Apoio à Aprendizagem” para crianças com necessidades especiais. A proposta foi apresentada pela Câmara Municipal aos parceiros e aprovada por unanimidade, tendo em conta as necessidades que têm aumentado ao longo do concelho e que são reportadas pelos quatro Diretores dos Agrupamentos Escolares. 

“Atualmente, aproximadamente 15 crianças marcuenses recebem assistência em centros localizados fora do concelho, em Baião, Lousada, Porto e Penafiel. O nosso objetivo é podermos ter uma unidade no concelho que dê resposta àqueles que puderem ser integrados neste futuro Centro e às cerca de 40 crianças já identificadas e respetivas famílias. Este é um passo muito importante dado pelo Conselho Municipal da Educação e estamos altamente sensibilizados e empenhados em ajudar estas crianças e as suas famílias”, justifica Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal. 

A proposta aprovada será encaminhada para avaliação pela Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares. A ideia é criar duas salas com capacidade para atender pelo menos 40 crianças no total. 

A Câmara Municipal compromete-se a fornecer o equipamento necessário e a alocar assistentes operacionais para o funcionamento do Centro de Apoio à Aprendizagem. O corpo especializado, por sua vez, terá de ser assegurado pelo Ministério da Educação. 

Novas propostas de Atividades Extra Curriculares (AEC) para o ano letivo 2024/2025

Nesta reunião do Conselho Municipal da Educação foram também avaliadas as Atividades do Enriquecimento Curricular – com excelentes resultados este ano – e assumido o compromisso, sob proposta dos Diretores, que os mesmos irão apresentar propostas para novas modalidades de AEC para o ano letivo 2024/2025, a serem avaliadas naquele Conselho Municipal para serem implementadas.