A Consulta Descentralizada de saúde mental e dependências no Marco de Canaveses, que funciona desde novembro de 2021 na Unidade de Saúde Familiar (USF) de Bem Viver, passará, a partir de quinta-feira, 23 de novembro, a funcionar no Centro de Saúde do Marco.

A mudança deve-se à melhoria significativa das condições atualmente existentes no Centro de Saúde do Marco, na sequência das obras de requalificação do edifício, que oferece agora melhores acessibilidades.

Recorde-se que o edifício do Centro de Saúde do Marco beneficiou de uma ampliação e requalificação integral no valor de cerca de 430 mil euros, incluindo a aquisição de equipamento. Esta foi uma das unidades de saúde em que a Câmara Municipal conseguiu assegurar o financiamento após assumir as competências delegadas pelo Governo, alcançando 85% do investimento através de fundos do Norte 2020. Essa capacidade foi igualmente aplicada na requalificação da unidade de saúde Soalhães, com financiamento integral de 100% através do PRR. Com o mesmo objetivo, já foi submetida uma candidatura para intervir na unidade de Penha Longa, demonstrando o contínuo esforço da Câmara em promover melhorias essenciais nas infraestruturas de saúde sem comprometer a capacidade de investimento noutras áreas essenciais.

Consulta Descentralizada já ajudou 136 marcuenses em dois anos

A Consulta Descentralizada é um serviço que em dois anos já acompanhou 136 pessoas, num total de 1142 consultas realizadas de medicina, psicologia, enfermagem e serviço social.

Esta resposta especializada é dirigida ao atendimento e tratamento de consumidores abusivos de álcool ou substâncias psicoativas e de pessoas com comportamentos aditivos, como por exemplo o jogo, internet, relações sexuais, compras, etc.;

As pessoas podem aceder por iniciativa própria, ou referenciados pelos centros de saúde, escolas, instituições de solidariedade social, etc.

Contactos:
cd.mcanaveses@arsnorte.min-saude.pt