O Conselho Local de Ação Social do Marco de Canaveses aprovou o Plano de Desenvolvimento Social “Avançar em Rede 2024-2030”. Este é o documento mais importante para o planeamento do desenvolvimento social no concelho, visando promover a cooperação entre os parceiros da Rede Social concelhia, na melhoria da qualidade de vida das pessoas que escolhem o Marco de Canaveses para viver, estudar, trabalhar, investir ou visitar.      

O documento, organizado em 5 eixos de intervenção e 6 objetivos gerais, enquadra 70 projetos cujos impactos esperados são, por exemplo, a implementação da Estratégia Local de Habitação com construção ou reabilitação de 241 habitações a preço acessível, a expansão da Rede Concelhia de Equipamentos Sociais, a melhoria de qualificações da população jovem, o reconhecimento do município como Amigo das Crianças, a promoção da saúde mental ou ainda a criação do Observatório Social e Económico do Marco de Canaveses. 

O Plano “Avançar em Rede 2024-2030” tem como visão geral posicionar o Marco de Canaveses como um concelho de referência nacional, especialmente em coesão social, igualdade e bem-estar, atraindo e fixando residentes.