Em cinco anos, o Município duplicou o investimento anual no bem-estar animal

Desde o lançamento da Campanha ‘Adota’, em agosto de 2021, a Câmara Municipal do Marco de Canaveses já apoiou a adoção de um total de 583 cães do Centro de Bem-Estar Animal, entre o Centro de Recolha Oficial do Marco de Canaveses (CRO) e a Animarco, associação parceira do Município.

Só no ano de 2023, foram adotados 359 animais no Centro (CRO e Animarco), dos quais 276 são canídeos, número que representa um aumento em comparação com as 228 adoções do ano 2022. Em 2023 foram ainda entregues para adoção 83 gatos.

“O Município, em parceria com a Animarco, tem feito um grande esforço para promover o bem-estar animal e a adoção de canídeos, dado o número elevado de abandono animal no concelho, o que não é diferente do resto do país. Em pouco mais de dois anos, a Campanha ‘Adota’ já nos permitiu apoiar a adoção de quase de 600 canídeos, com o Município a suportar a respetiva esterilização, vacinação e identificação eletrónica. Mesmo assim, alerto que as instalações do CRO do Município e da Animarco continuam no limite da sua capacidade. Se mais não recolhemos é porque a capacidade é limitada, e por isso apelo à compreensão e sentido cívico da população. A única solução é a promoção da adoção responsável. Por isso apelo a que visitem o Centro de Bem-Estar Animal e, se tiverem condições, adotem um animal, não comprem”, refere o Vereador Nuno Pinto, responsável pelo Pelouro da Saúde Pública Veterinária.

Apesar do número de adoções elevado, continuam a ser mais os animais recolhidos e a aguardar a recolha, do que os animais a sair das instalações. Ao longo do ano de 2023, o CRO recolheu 315 canídeos, tendo ainda realizado a esterilização de 298 animais (201 cães, e 97 gatos que foram posteriormente devolvidos às colónias).

Apoio à esterilização de animais domésticos

Para além da Campanha ‘Adota’, o Município do Marco de Canaveses apoia também a esterilização de animais de famílias de comprovada carência económica. “Quem pretender esterilizar o seu cão ou gato e não o faz por não ter condições económicas, pode fazê-lo gratuitamente procurando a ajuda da Câmara Municipal, diretamente nos serviços municipais ou através da sua Junta de Freguesia que ajudará a efetuar esse pedido junto da Câmara”, explica Nuno Pinto.

Município duplicou investimento no bem-estar animal

Em todas estas medidas de apoio, despesas de funcionamento e melhoramentos das condições das instalações, só no último ano, a Câmara Municipal investiu 213 mil euros no bem-estar animal, um valor consideravelmente superior ao investido no ano de 2022 (164 mil euros) e que representa mais do que uma duplicação do investimento anual em cinco anos (em 2018 o valor investido foi de 98 mil euros).

“Desde 2018, são mais de 840 mil euros investidos com o objetivo de melhorar o funcionamento e as condições do Centro de Recolha Oficial, assim como para reforçar a parceria estabelecida com a Animarco. Queremos que o Marco de Canaveses continue a ser um concelho amigo dos animais e por isso vamos continuar este caminho, que sabemos não é fácil, mantendo a aposta na promoção da adoção responsável e no apoio à esterilização”, concluiu o Vereador Nuno Pinto.

As instalações do CRO e a da Animarco estão localizadas na freguesia de Vila Boa do Bispo e podem ser visitadas de segunda a sexta-feira entre as 9h00 e as 17h00.

Contactos:

Animarco +351 926 039 446 | 255 588 464