Foi assinado esta quarta-feira, dia 6 de março, o auto de consignação da empreitada de requalificação da Casa dos Arcos. Este investimento de 2 milhões e 175 mil euros,  da Câmara Municipal, vai permitir transformar o edifício no futuro Centro Interpretativo do Vinho Verde.

O novo espaço tem como objetivo agregar a vertente museológica com a vertente experimental e de estudo da atividade vinícola, tornando-se assim num espaço central de referência em homenagem ao Vinho Verde.

“O nosso Vinho Verde é único no mundo e está presente em mais de 100 países, com as exportações a baterem recordes ano após ano. O Município investe desta forma na valorização de uma atividade económica que emprega mão de obra no concelho, mas mais do que isso, valoriza e prestigia o nome do Marco de Canaveses”, sublinhou Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal.

O futuro Centro Interpretativo do Vinho Verde servirá ainda como sede da Rota dos Vinhos do Marco.

José Armindo, Presidente da Rota, manifestou-se feliz com o arranque da obra: “É um dia histórico. É um projeto de que já ouço falar há muitos anos e estava engavetado. Foi graças à Presidente da Câmara que foi possível, foi ela que sempre nos disse que iria avançar com este projeto. Enquanto Presidente da Rota dos Vinhos do Marco, agradeço do fundo do coração, estou muito feliz”, disse.

Localizado em Rio de Galinhas, o novo espaço turístico e cultural promete atrair visitantes e acrescentar valor a uma área urbana que recentemente viu requalificada a linha ferroviária e zona envolvente, o largo da igreja, e futuramente contará com um espaço multiusos na antiga fábrica da moagem adquirida pela Câmara Municipal.

Celso Santana, Presidente da Junta de Freguesia do Marco, não deixou de realçar a importância de mais um projeto desta dimensão na sua freguesia: “Assistimos hoje ao início de uma obra muito importante para a nossa freguesia e damos mais um passo importante na valorização de Rio de Galinhas. Foi muitas vezes questionado o que iria ser feito deste edifício, havia uma grande ansiedade, mas finalmente chegou a hora”.

O prazo de execução da empreitada é de 18 meses. Os trabalhos consistem na ampliação do edifício da Casa dos Arcos e na implementação de vinhas para a exploração vinícola associada à adega.

A Casa dos Arcos foi construída no século XVI e em 1977 foi considerada um edifício de interesse público.