As perdas de água no sistema de abastecimento público do concelho do Marco de Canaveses em 2023 fixaram-se em 15%, muito abaixo da média nacional de 27,1%.

Em apenas quatro anos (de 2019 a 2023) as perdas desceram 20 pontos percentuais, dos 35% para 15%.

Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal: “Estamos extremamente satisfeitos com estes resultados, que nos colocam entre os melhores concelhos do país na gestão da água. Esta conquista reflete o nosso compromisso com a gestão sustentável dos recursos e também aquilo que foi o virar de página que nos permitiu, desde 2018, ter uma boa colaboração entre o Município e a empresa concessionária do serviço. Uma estratégia que tem trazido enormes benefícios para a população e também, como se comprova, para o meio ambiente”.

A redução acentuada das perdas de água no concelho foi possível graças a um conjunto de medidas estratégicas implementadas pela Câmara Municipal do Marco de Canaveses e a empresa Águas do Marco, desde logo a modernização e renovação das redes de abastecimento, a qualidade das reparações, a prontidão de resposta, a deteção acústica de fugas não visíveis, a gestão adequada de pressões e ar na rede, o balanço hídrico, a monitorização em tempo real, o controlo metrológico e o combate a usos ilícitos.

Ao longo dos últimos anos, o Município tem ainda feito um grande esforço financeiro (cerca de 15M€) para renovar as infraestruturas e para expandir as rede de abastecimento de água e águas residuais a casas que ainda não tinham acesso aos serviços públicos, o que contribuiu para o aumento das taxas de cobertura, desde 2017, de abastecimento de água de 44% para 58% e de saneamento de 40% para 54%.