Inauguração contará com a apresentação da segunda fase do projeto e com um concerto da Orquestra do Norte

O Parque Urbano da Cidade do Marco de Canaveses, o novo parque verde no centro da cidade, vai ser inaugurado no dia 25 de abril e será designado Parque Liberdade. A obra, de 1,2M€ (1.ª fase), consistiu na criação de um parque de lazer multifuncional de 14 mil metros quadrados para as famílias marcuenses e será mais uma referência do compromisso da Câmara Municipal com o desenvolvimento sustentável. A inauguração está marcada para as 15h00 e contará com um concerto da Orquestra do Norte e com a apresentação do projeto da segunda fase do parque, que será para executar de imediato.

A fase dois do Parque Liberdade terá o dobro do tamanho da fase um e tem uma estimativa de investimento de 2,5 milhões de euros. A Câmara Municipal irá avançar com a empreitada este verão para ter o parque concluído no próximo ano. O Parque Liberdade, ocupará uma área total de cerca de 4,4 hectares de biodiversidade com espaços para eventos, de recreio, prática desportiva e convívio.

Cristina Vieira: “É com grande orgulho que iremos inaugurar o Parque Liberdade nos 50 anos do 25 de Abril. Trata-se de mais um grande investimento no bem-estar e na qualidade de vida das famílias marcuenses. Numa cidade cada vez mais urbanizada, é fundamental preservarmos e promovermos áreas verdes, oferecendo espaços de tranquilidade, convívio e lazer para todos. Ao dedicarmos este parque aos 50 anos do 25 de abril, estamos também a celebrar os valores de liberdade e democracia que a Revolução representa. Este parque é um tributo do Marco de Canaveses aos ideais de Abril pelos quais tantos lutaram e se sacrificaram”.

Também como forma de reforçar a ligação do espaço aos 50 anos do 25 de Abril, dentro do Parque Liberdade haverá um praça com o nome de Salgueiro Maia, perpetuando a memória de um dos principais Capitães do 25 de Abril de 1974. A escolha do nome para esta praça foi uma proposta da Associação dos Amigos do Concelho do Marco de Canaveses aprovada pela Câmara Municipal.