A Câmara Municipal reforçou o apoio à Animarco – Associação dos Amigos dos Animais do Marco de Canaveses, com efeitos a 1 de janeiro de 2025, através da assinatura de uma adenda ao protocolo que estava em vigor. Para além de um aumento no valor do apoio financeiro mensal atribuído à associação, que se fixa agora nos 2.500 euros, o Município passará também a disponibilizar mensalmente à Animarco sacos de ração animal e tratamentos veterinários, num valor estimado de aproximadamente 1.500 euros mensais.
Este reforço visa mitigar as dificuldades financeiras enfrentadas pela Animarco e garantir a continuidade do acolhimento e adoção de animais recolhidos pelo Centro de Recolha Oficial (CRO) do Município. Recorde-se que, para além deste apoio, a Câmara Municipal cede ainda instalações à associação, suportando também os custos com água e eletricidade.
“O compromisso do Município com o bem-estar animal é inequívoco. Entre 2018 e 2024 investimos mais de 970 mil euros nesta causa, e em 2025 garantimos o reforço deste investimento através de uma rede de proteção mais robusta, e com recursos partilhados”, sublinhou o Vereador Nuno Pinto, responsável pelo Pelouro da Saúde Pública Veterinária.
No âmbito das novas condições desta parceria, a Animarco passa ainda a ser a entidade responsável pelas recolhas de urgência fora do horário de funcionamento do CRO e também a colaborar na manutenção das condições de acolhimento dos animais do CRO aos fins de semana e feriados.
Balanço positivo nas adoções, mas abandono ainda preocupa
Em 2024, o CRO e a Animarco registaram 286 cães adotados contra 272 recolhidos, além de 90 gatos adotados através da Animarco. Todos os animais são vacinados e esterilizados, cumprindo o compromisso de bem-estar animal.
Apesar disso, o Vereador Nuno Pinto alerta: “O número de animais à espera de recolha ainda supera as saídas, o que cria uma grande pressão na capacidade de acolhimento no nosso CRO. A solução passa pela adoção responsável e pela esterilização”.
Neste esforço, a Campanha Adota, lançada pelo Município em 2021, já permitiu a adoção de 923 cães em três anos e meio, sendo que, paralelamente, o Município mantém ainda o Apoio à Esterilização, de cães e gatos, para famílias de baixos recursos, assim como tem implementado a medida CED (Capturar- Esterilizar-Devolver) para gatos, visando controlar as colónias de rua.