Projeto ‘Estratégia MarcoInvest’ brilha na categoria Inovação e Empreendedorismo, e promove competências empreendedoras nas escolas.
O Município do Marco de Canaveses acaba de ser reconhecido a nível nacional com uma Menção Honrosa na categoria Inovação e Empreendedorismo dos Prémios Nacionais de Educação 2025. O projeto ‘Estratégia MarcoInvest | Promoção do Empreendedorismo nas Escolas’ destacou-se pelo seu trabalho pioneiro no desenvolvimento de competências empreendedoras junto dos alunos, desde o Primeiro Ciclo até ao Ensino Secundário.
Esta distinção, entregue em Paços de Ferreira, pela Betweien, reforça o compromisso do Município com uma educação que prepara os jovens para o futuro, fomenta a criatividade, a resolução de problemas e a implementação de ideias com impacto real na comunidade.
A Vereadora Municipal da Educação, Clara Marques, expressou o seu orgulho: “Esta Menção Honrosa reflete o trabalho dedicado que temos vindo a desenvolver para transformar a educação no nosso concelho. O MarcoInvest não se limita a ensinar, mas também inspira os nossos jovens a pensar de forma inovadora e a transformar ideias em projetos concretos”.
Por sua vez, o Vereador Municipal responsável pelo Pelouro do Empreendedorismo, Nuno Pinto, acrescentou: “Ao unir educação e empreendedorismo, estamos a formar cidadãos mais capazes e visionários. Iniciativas como o ‘Prémio Inovação MarcoInvest’ ou as Oficinas ‘EXPERIMENTA!’ provam que, quando damos oportunidades aos jovens, eles surpreendem-nos com soluções excecionais”.
Dentro do projeto MarcoInvest, destacam-se iniciativas como as Oficinas EXPERIMENTA!, que promovem a aprendizagem prática, o Prémio Inovação MarcoInvest – Júnior, que desafia os alunos a apresentarem ideias inovadoras, e os programas Mentes Brilhantes e Jovens Empreendedores, que estimulam o pensamento crítico e a liderança.
Este reconhecimento nacional não só valida o esforço do Município, como posiciona o Marco de Canaveses como uma referência em educação inovadora, servindo de inspiração para outras regiões.





