Já estão abertas as candidaturas ao Programa de Descanso do Cuidador Informal, uma resposta inovadora através da qual é assegurada a substituição temporária dos cuidadores informais, garantindo cuidados de qualidade à pessoa dependente e períodos de descanso para quem cuida.

Esta resposta está integrada no Projeto Municipal ‘Cuidar Marcuense’, que tem como objetivo promover a saúde psicológica, o bem-estar e a inclusão social dos cuidadores informais do concelho, e é desenvolvida em parceria com a Santa Casa da Misericórdia do Marco de Canaveses, Fundação Santo António, CERCIMARCO e Centro Social de S. Martinho de Soalhães.

As candidaturas ao Programa de Descanso do Cuidador Informal podem ser realizadas através do preenchimento de formulário disponível no site do Município, que deve ser enviado por e-mail para info@cm-marcocanaveses.pt, entregue no Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social do Município ou remetido por correio dirigido à Câmara Municipal do Marco de Canaveses.

Os requerentes ao apoio, quer detenham ou não o Estatuto do Cuidador Informal, desde que cumpram com os requisitos estabelecidos pelo programa, podem beneficiar de forma gratuita da substituição temporária, feita por um profissional com formação, por um período de entre três e seis horas por dia, até ao limite de 48 horas por ano.

Mais informações sobre o Programa de Descanso do Cuidador Informal: https://www.cm-marco-canaveses.pt/download/771/ano-2025/20593/edital-60-2025-projeto-piloto-do-programa-municipal-de-apoio-aos-cuidadores-informais.pdf

Formulário de candidatura: https://www.cm-marco-canaveses.pt/wp-admin/admin-ajax.php?juwpfisadmin=false&action=wpfd&task=file.download&wpfd_category_id=180&wpfd_file_id=11977&token=1195a655d7de6042c02ff44550de784d&preview=1

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas sobre o Programa de Descanso do Cuidador Informal ou sobre o Projeto ‘Cuidar Marcuense’ pode entrar em contacto por telefone, através do 255 538 888, ou por e-mail, para cuidarmarcuense@cm-marco-canaveses.pt.

Esta resposta foi aprovada no âmbito dos Planos de Ação Intermunicipais para a Inclusão Ativa de Grupos Vulneráveis (PAIIA), com um investimento total de 283.914,24€, para 48 meses, financiados pelo Norte 2030.