A abertura do procedimento da empreitada de requalificação da EB 2,3 de Alpendorada foi aprovada na Reunião de Câmara de 25 de junho, sexta-feira, juntamente com o respetivo projeto de execução.

O projeto implica um investimento de 1.449.191,71 euros e prevê um prazo de execução de obra de 12 meses, sendo expectativa da autarquia que a intervenção possa estar concluída no início do 2.º semestre do próximo ano, antes do arranque do novo ano letivo.

Além dos arranjos interiores e exteriores desta importante infraestrutura escolar do baixo concelho, esta intervenção – com candidatura ao PO NORTE 2020 para obtenção de comparticipação financeira FEDER – irá incidir na remodelação das redes de infraestruturas prediais (abastecimento de água e saneamento), reconstrução de muros e vedação, correção de patologias associadas a humidades, substituição de caixilharia exterior, substituição de pavimentos, execução de sanitários para pessoas com mobilidade condicionada e ainda a renovação do equipamentos básico e informático.

“Neste momento, existem no local edifícios pré-fabricados que não se coadunam, até por condições de segurança, nem dignificam o ensino. Vamos por isso substituí-los por edificado novo”, explicou a Presidente da Câmara Municipal, que detalhou ainda que “dada a reconhecida importância deste polo de ensino básico e tendo presente o facto de nunca ter merecido obras de requalificação, vamos ainda proceder à aquisição de mobiliário escolar, material didático e equipamento informático no valor estimado de 323.648,42€, chegando o investimento do Município a ascender a 1.772.840,13 euros”.

Cristina Vieira, que possui o Pelouro da Educação, concluiu destacando a importância da intervenção na aquisição de conhecimento pelos alunos do concelho: “Com a requalificação e modernização da EB de 2,3 Alpendorada pretende-se criar melhores condições para os alunos do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico, que serve os alunos de várias freguesias, assegurando que serão acolhidos numa infraestrutura requalificada e moderna e que potencia a aquisição de conhecimento em condições de segurança e conforto”, afirmou a Presidente da Câmara.