Foi assinado este sábado o auto de consignação que marca o início da empreitada de adaptação da Escola Básica de São Salvador, na freguesia de Soalhães, para Habitação Social, no âmbito da Estratégia Local de Habitação.

Esta obra, que representa um investimento de 185 mil euros, vai permitir a criação de quatro habitações, três delas do tipo T2 e uma do tipo T1, e tem uma duração prevista de nove meses.

“Atrevo-me a chamar a esta empreitada a ‘Mãe de todas as Obras’ por ser a primeira a iniciar de todas as previstas na Estratégia Local de Habitação que a Câmara Municipal implementou e que, até 2026, vai aumentar a oferta de habitação social no concelho de 80 habitações para 183”, afirmou a Presidente da Câmara Municipal, Cristina Vieira.

De recordar que em junho de 2021, o Município do Marco de Canaveses viu assinado o Acordo de Colaboração do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, da Estratégia Local de Habitação, na presença do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e da Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, que prevê um investimento total de cerca de 8 milhões de euros de forma a aumentar a resposta habitacional no concelho em 130%.

António Monteiro, Presidente da Junta de Freguesia de Soalhães, destacou o facto de a primeira empreitada da Estratégia Local de Habitação se realizar na sua freguesia, acrescentando que “é importante dizer que esta escola, embora não esteja totalmente encerrada, estava sem uso, e este projeto será uma nova vida para a escola e para este lugar da freguesia”.

As habitações do tipo T2 que vão resultar desta intervenção incluirão dois quartos, uma cozinha, um quarto de banho e uma sala comum, enquanto a habitação do tipo T1, terá um quarto, uma cozinha, um quarto de banho e uma sala comum.

Na cerimónia de assinatura do auto de consignação estiveram também presentes os Vereadores Mário Bruno Magalhães e Clara Marques, o executivo da Junta de Freguesia de Soalhães e o representante da empresa responsável pela execução da obra.