O Conselho Local de Ação Social do Marco de Canaveses aprovou 5 candidaturas apresentadas por instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho a financiamento através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES 3.0) no sentido da requalificação e alargamento da rede de equipamentos e respostas sociais.

As cinco  candidaturas representam 190 lugares em novas respostas sociais de ERPI (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas), Centro de Dia (CD) e Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), bem como a manutenção de 85 lugares já existentes em respostas de Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário. No total, são 275 os lugares abrangidos em respostas sociais no concelho.

“São cinco candidaturas meritórias e nas quais depositamos muitas expectativas. São 275 vagas que poderão vir a garantir uma maior e melhor cobertura assistencial do território no que respeita ao apoio social especificamente dirigido à população idosa, permitindo também introduzir inovação na abordagem aos novos perfis de envelhecimento verificados na população”, realça a Vereadora Clara Marques, que presidiu à reunião do CLAS esta quarta-feira, dia 13 de abril.

 

Candidaturas: 

 

InstituiçãoFreguesiaCandidatura
Associação Obras Sociais São Vicente de Paulo – Centro Social de Soalhães

 

Soalhães

 

Construção de ERPI (30 vagas)

Manutenção de CD (20 vagas) e SAD (25 vagas)

 

Santa Casa da Misericórdia do Marco de Canaveses

 

Alpendorada, Várzea e Torrão

 

Construção de ERPI (60 vagas)

 

Casa do Povo de Penha LongaPenha Longa e Paços de GaioloRemodelação e ampliação de edificado cedido para as respostas de CD (30 vagas) e SAD (40 vagas)

 

Associação Obras Sociais São Vicente de Paulo – Centro Social de Soalhães

 

Paredes de Viadores e Manhuncelos

 

Remodelação de edificado cedido para as respostas de CD (15 vagas) e SAD (25 vagas)

 

Associação Obras Sociais São Vicente de Paulo – Centro Social de Vila Boa de Quires

 

Vila Boa de Quires e Maureles

 

Ampliação e adequação de cozinha, permitindo assegurar resposta para CD (30 utentes) e SAD (30 utentes)

 

 

Nesta reunião foi ainda apresentada a Plataforma da Rede Social do Marco de Canaveses que será publicada brevemente e foi feita a divulgação junto dos parceiros da Consulta Descentralizada do Marco de Canaveses no âmbito dos Comportamentos Aditivos e Dependências em funcionamento na Unidade de Saúde de Bem Viver.